Filmes de Pedro Barateiro

16/05/2015

Um programa reunindo os filmes We Belong to Other People When We're Outside e Feitiço/Spell, ambos realizados por Pedro Barateiro em 2013, é apresentado no anfiteatro do museu no dia 16 de maio, às 16h, com entrada gratuita.

Feitiço/Spell, 2013
Vídeo (filme 16 mm transcrito para DVD), 4:3, som;
11 minutos 45 segundos

Filme constituído por imagens do interior e do exterior da Casa de Vidro da arquiteta Lina Bo Bardi, construída em São Paulo, em 1951, a que se juntam fotografias de cenários de teatro pertencentes ao acervo do Museu Nacional do Teatro, em Lisboa, e ainda registos fotográficos de atuações de um dos grupos de tchiloli (teatro em crioulo) de São Tomé e Príncipe. O texto foi escrito por Pedro Barateiro e a voz é da compositora e cantora Lula Pena.

We Belong to Other People When We’re Outside II, 2014
Vídeo HD, 16:9, cor, som; 19 minutos 43 segundos

Esta obra revela uma visão singular da história de arte através da convocação de uma sucessão de imagens de obras de arte específicas e que funcionam como uma coleção do próprio artista. As imagens das obras de arte, onde se incluem duas obras da Coleção Berardo, são acompanhadas por uma texto escrito por Pedro Barateiro, uma conversa ficcional entre os atores Ana Moreira e Miguel Loureiro. O filme teve o apoio à produção da Fundação Calouste Gulbenkian – UK Branch, e estreou em Inglaterra, no Kettle's Yard, em Cambridge, por ocasião da exposição do artista em setembro de 2013.

Filmes de Pedro Barateiro
16/05/2015