Painting, Cadmium Red, Lemon and Cerulean
Data 1936
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 178 x 107.5 cm
ID Inventário UID 102-409
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Apesar de Ben Nicholson ter atravessado uma primeira fase abstrata, a partir de 1924, nos anos seguintes representa, essencialmente, paisagens e naturezas-mortas onde encontramos a influência do cubismo de Georges Braque que desliza subtilmente em direção ao abstracionismo. Os primeiros relevos, do final de 1933, seguidos das esculturas, de 1936, irão tornar-se completamente abstratos e puramente geométricos. Nicholson regressa então – e durante alguns anos – à pintura de grandes formatos, variações sobre quadrados e retângulos com cores bastante vivas aplicadas em superfícies planas. Estas correspondem à disposição de objetos como numa natureza morta: neste caso, esta pintura poderia representar uma mesa vista de cima. Para assegurar a transição entre este jogo de formas e o exterior, o pintor reservou uma faixa de cor neutra e irregular, mais larga em baixo. A moldura é, sem dúvida, a original e talvez tenha pertencido ao próprio Nicholson (corresponde ao que pode ser visto numa fotografia da exposição na Lefevre Gallery, em março de 1939).
Coleção privada, Reino Unido; Waddington Galleries, Londres; galeria Urban S.A., Paris; Waddington Galleries, Londres; adquirido em 1998.