Atividade: «De formas mudadas em novos corpos leva-me o engenho a falar»

24/03/2019
Conceção:
Orientação:
Atividade contínua
Atividade: «De formas mudadas em novos corpos leva-me o engenho a falar»
24/03/2019
Conceção:
Orientação:
Atividade contínua

Na exposição Fauna, de André Romão, a referência à cultura clássica, com a particularidade das Metamorfoses de Ovídio, surge enquadrada numa reflexão acerca de problemáticas contemporâneas.
Personificando as diferentes forças (amiúde antagónicas) que se agitam no espírito e nas ações humanas, o pensamento mítico é transversal a todas as culturas. Os deuses, heróis, monstros e seres fantásticos da mitologia proporcionaram um espelho no qual a humanidade pôde refletir-se e confrontar-se com a sua condição, as suas limitações e ambições e os seus medos, tabus e dilemas morais — para, enfim, encontrar o seu lugar no universo.
Recorrendo à noção de metamorfose, esta atividade convida à aplicação de um enquadramento mítico e simbólico sobre a atualidade do visitante. Assim, propomos a criação de alegorias que personifiquem — à semelhança do panteão clássico — os diversos aspectos para a vida contemporânea, cruzando a iconografia clássica com os atributos dos nossos dias.

Domingos 24 e 31 de março
Sábados e Domingos de abril, das 15h00 às 18h00