Conferência: "Acontecimento e experiência. Constelações do sensível", por Isabel Babo Lança

26/06/2019
IX Ciclo de conferências ECATI/MCB
IX Ciclo de conferências ECATI/MCB

Acontecimento e experiência. Constelações do sensível
Orador: Isabel Babo Lança

Numa perspetiva comunicacional e de experiência pública, está-se imerso num meio ambiente constituído por acontecimentos, objetos, pessoas, ideias, significações. A expansão da comunicação eletrónica, dos seus dispositivos e das redes digitais, faz com que a pluralidade das vozes, imagens e sons ecoe de modo justaposto e disperso, com sobreposições de ecrãs e mediações. Vigora a dispersão.
A constelação, diferentemente da linearidade causal e da continuidade, constitui uma categoria que possibilita pensar este real desarticulado. O mesmo se dirá da noção de acontecimento, que introduz a descontinuidade e a contingência e, embora seja um objeto privilegiado da narratologia e da história, é do domínio do sensível e do visível,  — encaixa-se em constelações ou cria-as.
Como as noções de acontecimento e de experiência se adequam ao espaço público contemporâneo e à ideia de constelação enquanto meio para pensar a dispersão, é a proposta que se coloca.

Isabel Babo é agregada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, doutorada em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) de Paris e licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto. Investigadora do CICANT (Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies), as suas áreas de especialização são a sociologia do acontecimento, a sociologia da comunicação e as teorias do espaço público, com livros e artigos publicados sobre configuração mediática dos acontecimentos, média, redes, receção e públicos. É professora catedrática da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) e reitora  da Universidade Lusófona do Porto (desde julho de 2012).

Conferência apresentada no âmbito do IX Ciclo de Conferências Internacionais sobre A Constelação do Planetário, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo

Quarta-feira, 26 de junho, 18h00. Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.