Conferência: "História ou Histórias da Fotografia: do etnocentrismo anglo-saxónico à pluralidade de histórias"

21/11/2018
- 21/11/2018
VIII Ciclo de Conferências ECATI/ MCB
21/11/2018
- 21/11/2018
VIII Ciclo de Conferências ECATI/ MCB

A história da fotografia sofreu, ao longo do século XX, e com exceção de alguns estudos ensaísticos de Benjamin e Barthes, de um processo de etnocentrismo sistemático, determinado pelos grandes e poderosos centros de distribuição de informação (Nova Iorque, Austin, Londres, Paris) e por uma visão segregadora dessa mesma história, decalcada da História da Arte. Como demonstra John Berger nos seus textos, como nos programas que realizou para a BBC sobre arte e fotografia, esta é uma linguagem que não se deixa disciplinar e vive da contradição. Nesta comunicação procurar-se-á mostrar de que modo a digitalização dos arquivos e do aprofundamento de coleções nacionais de países fora do eixo anglo-saxónixo e centro-europeu, novas perspetivas se podem construir sobre essa mesma história. Perspetivas que não subsume a história da fotografia a um alinhamento de 'mestres' e de 'obras de  arte', mas que mostram uma historia plural e complexa, determinante para o caminho da própria arte.

Margarida Medeiros é doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lecciona, como Professora Auxiliar, na mesma Faculdade, na área da História da Imagem, Fotografia e Cultura Visual. Publica regularmente em revistas da especialidade e possui, como livros publicados: Fotografia e narcisismo - o auto-retrato contemporâneo (Lisboa, Assírio & Alvim, 2000); Fotografia e Verdade - Uma História de Fantasmas (Lisboa, Assírio & Alvim, 2010); A Última Imagem - fotografia de uma ficção (Lisboa, Documenta, 2012);Fotogramas - ensaios sobre a fotografia (org.) (Lisboa, Documenta, 2016). Foi colaboradora do jornal Público desde o seu início até 2012, como crítica de Fotografia e é também professora convidada da faculdade de Belas-Artes.

Conferência apresentada no âmbito do VIII Ciclo de Conferências Internacionais sobre Arte, História e Pensamento, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.

Quarta-feira, 21 de novembro, às 18h00. Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.