18/05/2018
- 20/05/2018
Dia Internacional dos Museus
Entrada gratuita sexta-feira, 18/5, e sábado, 19/5, durante todo o dia.

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Coleção Berardo preparou uma programação especial a partir do tema «“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”», lançado pelo ICOM para a comemoração desta data em 2018.

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, os visitantes poderão participar gratuitamente, individualmente ou em família, em diversas atividades que se realizam em torno das exposições patentes. Ao longo destes três dias, o serviço educativo do museu leva a cabo um conjunto de propostas de caráter pedagógico e lúdico, dirigidas a todos os públicos. O público adulto é convidado a participar, sem inscrição prévia, num percurso pela exposição temporária "No Place Like Home".
As famílias, com crianças dos 5 aos 10 anos, poderão celebrar este dia especial no museu participando na visita-jogo “A primeira vez no universo do readymade”.
Para todos os públicos teremos nos dias 18, 19 e 20, entre as 15h00 e as 18h00, uma atividade contínua onde serão convidados a criar um registo fotográfico único e pessoal da sua obra de arte preferida, através da utilização de uma superfície espelhada e em que se irá refletir a relação dos visitantes com as obras das coleções. As imagens resultantes serão publicadas e partilhadas pelos diferentes museus e visitantes em tempo real no Instagram, sob o mesmo hashtag #travellingmirrorsIMD2018.

Destaque ainda para a atividade “Rede de ideias” pensada para as escolas e famílias com crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Em todas as atividades de famílias e de escolas estão sujeitas a marcação prévia.

A primeira vez no universo do readymade

Há cem anos atrás o artista Marcel Duchamp mudou o sentido dos objectos, o sentido de lugar, o sentido da obra de arte. Fez-nos descobrir A Fonte a partir de um urinol. O fascinante universo readymade (já feito) é dado a conhecer na exposição No Place Like Home... aqui vais redescobrir cada objecto numa casa que não é uma casa. Uma visita jogo em que vais ter que redescobrir espaços e reinventar funções. Mudar de lugar ou mudar o olhar?

Atividade para famílias com crianças dos 5 aos 10 anos | 20 de maio | Inscrição prévia | Gratuito
Conceção: Fabrícia Valente

Espelhos viajantes

Esta atividade consiste na relação que os visitantes criam com as obras das coleções. Através da utilização de uma superfície espelhada, cada visitante poderá criar um registo fotográfico único e pessoal da sua obra de arte preferida. As imagens resultantes serão publicadas e partilhadas pelos diferentes museus e visitantes em tempo real no Instagram, sob o mesmo hashtag #travellingmirrorsIMD2018.

Atividade contínua para todos os públicos | 18, 19 e 20 de maio | 15h00-18h00 | Sem marcação prévia | Gratuito

Rede de Ideias

Nesta atividade para públicos com necessidades educativas especiais, vamos construir uma rede  onde serão suspensas mensagens, desenhos, sobre a vivência/experiência pessoal do que é um Museu e como gostaríamos que fosse.

Escolas | 18 de maio | 10h30; 14h30 | Inscrição prévia | Gratuito
Famílias | 20 de maio | 10h30 | Inscrição prévia | Gratuito
Conceção: Ana Dias, Susana Alves, Susana Anágua e Teodora Boneva

Percurso pela exposição "No Place like Home"

Nesta visita guiada propomos uma abordagem à exposição temporária “No Place Like Home”, examinando a forma como os artistas incorporaram e transformaram objetos domésticos e do quotidiano na criação artística, em parte através da influência de Duchamp e dos famosos readymades.

Visita para adultos | 19 e 20 de maio | 16h00, 16h30 e 17h00 | Sem marcação prévia | Gratuito

Marcação de visitas e atividades

Todas as atividades requerem marcação prévia.

Marcações de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.
Para uma melhor organização dos nossos serviços, solicitamos que a marcação seja efetuada com pelo menos uma semana de antecedência.

Deverá aguardar confirmação da sua marcação por parte do Serviço Educativo.
Todos os grupos têm de efetuar marcação prévia, independentemente de realizarem ou não visitas ou atividades do Serviço Educativo.

As atividades realizam-se de terça a domingo, das 10h00 às 17h00.

Formulário de inscrição para:
Dias especiais
Dia Internacional dos Museus

A preencher pelo Visitante:
* Campos obrigatórios

: