O Mágico, o Universalizável e o Possível: Sobre a Estética e a Imaginação em Simondon.

10/04/2019
- 10/04/2019
10/04/2019
- 10/04/2019
IX Ciclo de conferências ECATI/MCB

Uma floresta petrifica-se em cristais intensamente coloridos e brilhantes como estrelas, vitrificando em ávida volição as criaturas vivas, o correr do rio, a vegetação e a fuselagem das embarcações. Suspendeu-se o modo de existência das coisas para se fundar um ciclo inteiramente novo de relações – é este o “Mundo de Cristal”, romance de 1966 de J.D. Ballard, que nos servirá de condutor numa leitura à questão da estética e da imaginação em Gilbert Simondon: a imaginação que, não se desdobrando no fictício, indicia uma verdadeira atividade de realização enquanto pura possibilidade; e o pensamento estético, análogo ao pensamento mágico (e cósmico), como caminho universalizável não exclusivo da obra de arte. Se uma predisposição para a técnica libertou a figura humana da natureza-fundo, consubstanciando a ruptura com a unidade primitiva, será agora uma realização técnica reticular que se coloca como desafio planetário de possibilidade de uma unidade futura.

Catarina Patrício desenvolve a sua atividade entre a prática artística, o ensino e a investigação científica. Investigadora em pós-doutoramento com bolsa individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia no CECL-CIC.Digital-ICNOVA, e doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa também com bolsa FCT (2014), Patrício é desde 2010 professora de Antropologia do Espaço no departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mestre em Antropologia dos Movimentos Sociais pela FCSH-UNL (2008), Catarina Patrício é formada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2003) e estudou Fotografia na Fachhochschule Bielefeld (2000). Publica e expõe regularmente.

Conferência apresentada no âmbito do IX Ciclo de Conferências Internacionais sobre A Constelação do Planetário, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo

Quarta-feira, 10de abril, 18h00. Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

Marcação de visitas e atividades

Formulário de inscrição para:
Adultos

Contactos: