Para quem falo agora na ausência de um corpo? Arte e público: entre o real e o virtual.

25/09/2019
- 25/09/2019
18:00
25/09/2019
- 25/09/2019
18:00

Orador: Carlos Pimenta

Vivemos, cada vez mais, uma ideia de comunidade virtual, interativa  e de cultura pluralista, em que a audiência está liberta de posturas tradicionais, promovendo a dialéctica rede / ser num contexto de contaminações (artes, audiências e media) tecendo uma  arquitetura dirigida a uma outra ideia de espaço comum enquanto promotor de desenvolvimento pessoal, cultural, tecnológico e social. No entanto, uma questão deverá ser suscitada: terá a  representação do real, decorrente de uma crescente sofisticação tecnológica, levado o  homem a ausentar-se da sua noção tradicional de comunidade?

Carlos Pimenta é encenador, professor e investigador. Licenciado em Ciências da Comunicação - comunicação, cultura e arte (Universidade Nova de Lisboa). Mestre em Ciências da Comunicação (Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias - UNL). Doutorando em Ciências da Comunicação – ECATI / ULHT. Curso de Gestão das Artes do Instituto Nacional de Administração. Curso de Fotografia (Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual). Além da atividade artística exerceu diversos cargos ao nível da gestão cultural. Publicou diversos artigos sobre cultura e teatro, em revistas nacionais e estrangeiras. Enquanto encenador dirigiu mais de duas dezenas de espetáculos nas principais salas do país. Desde há cerca de dez anos tem vindo a interessar-se particularmente pelas relações entre arte, cultura e tecnologia. Em 2004 foi distinguido pelo Governo Francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

Conferência apresentada no âmbito do IX Ciclo de Conferências Internacionais sobre A Constelação do Planetário, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo

Quarta-feira, 25 de setembro, 18h00. Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

Marcação de visitas e atividades

Formulário de inscrição para:
Adultos
IX Ciclo de conferências ECATI/MCB