29/06/2019
Conceção:
Orientação:
Visita temática

Não se deve dizer que o passado ilumina o presente ou que o presente ilumina o passado. Uma imagem, ao contrário, é aquilo em que o Outrora encontra, num relâmpago, o Agora, para formar uma constelação.
Walter Benjamin

José Bragança de Miranda irá realizar um percurso pessoal e partilhado com o público à exposição Constelações: uma coreografia de gestos mínimos. Este percurso reflete uma visão pessoal acerca da problemática da constelação e a sua relação com a contemporaneidade. No cerne desta partilha, encontramos a forte presença do pensamento visivo no século XX e os seus reflexos na produção artística. A partir da exposição, Bragança de Miranda desenhará um fio condutor através dos diferentes núcleos e constelações patentes na mostra, articulando os seus últimos estudos acerca do tema, num ambiente de diálogo e participação ativa do público. A não perder!

José A. Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1990), com agregação em Teoria da Cultura (2000) na mesma Universidade. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, colaborando desde 1992 como Professor Catedrático Convidado na Universidade Lusófona. Tem lecionado nas áreas da Teoria da Cultura e das Artes Contemporâneas, da Teoria dos Media e da Cibercultura. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL).
Visita realizada no âmbito da exposição Constelações: uma coreografia de gestos mínimos.

29 de junho, sábado, 16h00. Ponto de encontro na receção do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

Marcação de visitas e atividades

Formulário de inscrição para:
Adultos
Visitas orientadas