Visita temática em torno da exposição "Quel Amor!?": "All you need is Love / Tudo o que é preciso é o Amor"

16/02/2019
Conceção:
Orientação:
Visita orientada
16/02/2019
Conceção:
Orientação:
Visita orientada

O Amor, apesar de todo o seu mistério, foi sempre, naturalmente, um dos grandes temas da arte ocidental nas suas múltiplas vertentes — amor cortês, amor erótico, amor filial, amor divino —, tendo sido retratado através da alegoria greco-romana, da iconografia romântica ou da dureza do realismo. Talvez tenha sido a principal obsessão de compositores, poetas e cineastas; contudo, entre os artistas visuais, o Amor ficou um pouco fora de moda nas primeiras décadas do século XX. Até recentemente, os artistas pareciam mais interessados em investigar o sexo e as dimensões sociais e políticas do corpo do que o fenómeno disruptivo e imprevisível do Amor. Esta visita temática pretende abordar algumas das questões presentes na exposição Quel Amour!?, patente no Museu Coleção Berardo : por um lado, comentar o amor como um apego — o relacionamento mais forte e mais inabalável que podemos ter com outra pessoa; por outro, entender o amor como uma explosão — um acontecimento que nos marca para toda a vida, uma divisão irrevogável entre o então e o agora. O Amor é a união última e a rutura final de uma só vez.