Belém Art Fest 2018

23/07/2018

Belém Art Fest está de volta ao Museu Coleção Berardo! Dias 27 e 28 de julho 2018, a 7.ª edição do festival dos museus à noite traz ao palco do Museu Berardo, no dia 27, Dengue Dengue Dengue, Funkamente, PEDRO, Progressivu, e no dia 28, Conan Osiris, Monster Jinx FT DarkSunn & J-K e Mike El Nite.

Haverá um programa de visitas guiadas gratuitas, de 30 minutos, entre as 19h30 e as 21h30 (última visita às 21h00).

Para além do Museu Coleção Berardo, o Belém Art Fest realiza-se no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Jardins do Palácio de Belém, no Museu da Presidência da República e no Picadeiro Real, num amplo programa de concertos e atividades. Consulte o programação completa no site do festival.

- PROGRAMA DE CONCERTOS -

PALCO MUSEU COLEÇÃO BERARDO

SEXTA-FEIRA, 27 DE JULHO

21:45 - FUNKAMENTE!
Juntando-se ao cartaz do Festival do Museus à Noite, a 27, Funkamente! atuam no Museu Coleção Berardo. Funkamente! é o que apetece dizer quando estes dois se encontram na cabine. Em conjunto acumulam muitas horas na pista, tantas outras no seu comando e bastantes discos na coleção. Quando Midnight e Bungahigh se juntam para fazer dançar, enchem a mala com discos que se tornaram clássicos, muitos que deram trabalho a encontrar e que não resistem a partilhar com a pista e por vezes a ideia é surpreenderem-se um ao outro. O set é completamente back-to-back e esta batalha transforma-se numa colaboração que resulta em muita dança e que vai do Soul ao Funk, do Disco ao House, do Afrobeat às obscuridades da música portuguesa e brasileira.

23:20 - PROGRESSIVU
Mário Costa apresentou-se ao público como Progressivu em fevereiro de 2016 nas Hard Ass Sessions, as festas da Enchufada no Lux Frágil. Presença assídua nestas festas e seguidor da cena afro, começou por destacar-se no dancefloor até dar o salto para a cabine de DJ. Em 2017 começou as festas “De Surra”, com PEDRO, e lançou os seus primeiros trabalhos na produção.

00:15 - PEDRO
O Museu Coleção Berardo, que já tem habituado os fãs a receber as melhores sonoridades eletrónicas irá contar no dia 27 com PEDRO. O produtor e DJ de Lisboa anteriormente conhecido por KKing Kong. Nascido e criado na Damaia, o contágio das batidas que se ouvem no seu bairro foi inevitável e contribuiu muito para a banda sonora da adolescência do produtor da Linha de Sintra, cuja influência celebra desde as primeiras batidas saídas do seu quarto em 2013, até aos lançamentos recentes onde afirma uma sonoridade única e inconfundível que o coloca na linha da frente da revolução eletrónica lisboeta. Fortes batidas sincopadas e algumas das linhas melódicas mais hipnóticas e contagiantes a sair dos subúrbios de Lisboa formam sua visão altamente pessoal da música de dança eletrónica, que já resultou em hinos de pista globais como os recentes ‘Damaia’ ou ’Drenas’.

01:15 - DENGUE DENGUE DENGUE!
A dupla peruana de Tropical Bass, composta por Filipe Salmon e Rafael Pereira vai trazer diretamente de Lima as suas experiências sonoras mergulhadas na Cumbia Digital, um projeto sempre em constante evolução, que explora ritmos e sons do mundo. Não é fácil atribuir um género específico ao duo, mas certo é que graças ao espetáculo visual que trazem e às muitas sonoridades envolvidas o resultado só se pode traduzir em festa.

SÁBADO, 28 DE JULHO

21:45 - MONSTER JINX FT DARKSUNN
Monster Jinx, o coletivo artístico grande Monstro Roxo, vai apresentar, no dia 28 de Julho no palco do Museu Coleção Berardo, dois dos seus fundadores, Darksunn e J-K. O autor de hip-hop com mais de 15 anos de produção, Darksunn, vai apresentar a sua música, animadora mas onde há algo meio assustador. J-K nasceu no Congo, cresceu na Sertã, viveu em Lisboa, morou no Porto e voltou a Lisboa. Não que isso tenha influenciado a sua música. Foram outros os poderes que açucaram a sua imaginação. A única forma que conhece para organizar o cérebro é a música e o único método que lhe enche as medidas é o Hip-Hop. Quando não está irritado com tudo ou contente com nada, distorce a vida e cria novos enredos para o dia a dia.

23:15 - MONSTER JINX FT J-K

00:40 - MIKE EL NITE
Mike El Nite apresenta-se no Museu Coleção Berardo dia 28 de julho. O rapper português, que lançou este ano “Dr. Bayard”, o primeiro single do seu novo EP, não se inibe de desenterrar os guilty pleasures portugueses do passado e de voltar a apresentá-los sob uma lente contemporânea. A sonoridade, aliada à habilidade lírica, sempre tingida de um lado interventivo, resultou num dos grandes lançamentos de 2016 com “O Justiceiro”. O primeiro álbum de Mike El Nite foi aclamado pela crítica e considerado como um dos álbuns nacionais do ano pela Antena 3.

01:45 - CONAN OSIRIS
Dia 28 de julho (sábado) é a vez de Conan Osiris se apresentar no Palco do Museu Berardo. Tiago Miranda, nome de berço do compositor e produtor, lançou recentemente o primeiro álbum de originais “Adoro Bolos”, um disco que recebeu fortes aplausos da crítica especializada e que agora será presenciado ao vivo com um concerto no Festival dos Museus à Noite. Uma experiência que promete ser memorável.

- PROGRAMA DE VISITAS GUIADAS -

SEXTA-FEIRA, 27 DE JULHO

19h30 – Helena Almeida (exposição “Coleção Berardo 1960-2010”)

20h00 – Visita à exposição "Between the Devil and the Deep Blue Sea” de Pieter Hugo