Charlotte Salomon, Vie ? Ou Théâtre ?, 1940-1942. Conferência proferida em francês por Nathalie Hazan-Brunet / 15/02/2019, 19h00 – Institut français du Portugal

15/02/2019

«Et elle resta seule avec ce qu’elle avait vécu et un pinceau»
Charlotte Salomon, Vie ? Ou Théâtre ?, 1940-1942
Conferência proferida em francês por Nathalie Hazan-Brunet
15/02/2019, 19h00 – Institut français du Portugal

Diante de uma fatalidade familiar, diante de um mundo em decomposição, em urgência absoluta, Charlotte Salomon, uma jovem artista judia alemã refugiada no Sul de França, decide escrever, pintar e encenar a sua vida sob a forma de um Singspiel, uma opereta a três cores. Entre 1940 e 1942, pinta 1325 guaches, dos quais seleciona 769 que formam a versão autorizada de Vie ? Ou Théâtre ?, do suicídio da sua tia Charlotte até ao momento em que ela se representa, pintando, frente ao mar.

«Cuidem bem dela, é toda a minha vida», diz ela ao confiá-la a um amigo. A história pôs termo a esta vida reconquistada.

Vida? Ou Teatro? – procedimento vital e performance artística – será tida em conta na sua génese, fontes, construção, influências e contemporaneidade.

Nathalie Hazan-Brunet iniciou a sua carreira no Musée national d’art moderne, Centre Georges Pompidou em 1974. Trabalhou depois em Edição, nomeadamente na Réunion des Musées Nationaux. Em 1996 integrou, na qualidade de conservadora, a equipa do Musée d’art et d’histoire du Judaïsme, tendo a seu cargo a coleção moderna e contemporânea. Foi curadora de várias exposições, entre as quais Bruno Schulz – La république des rêves, Charlotte Salomon – Vie ? Ou Théâtre ?, Futur Antérieur, L'avant-garde et le livre yiddish, Felix Nussbaum, e Maryan – La Ménagerie humaine.

Sexta-feira, 15 de fevereiro, 19h00 – Institut français du Portugal
Rua Santos-o-Velho 11, 1200-811 Lisboa.
Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.
Mais informações: lespace@ifp-lisboa.comlespace@ifp-lisboa.com

Esta conferência conta com o Alto Patrocínio da Embaixada de França em Lisboa e é organizada pelo Institut français du Portugal em parceria com o Museu Coleção Berardo no âmbito de Vida? Ou Teatro?, exposição em torno da obra de Charlotte Salomon patente no Museu Coleção Berardo de 10 de abril a 11 de agosto de 2019, com curadoria de Éric Corne.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/786340278406019/

Merchandising: