Convite | Dupla Inauguração: Rui Sanches & Constelações II | Quarta-feira, 9 outubro, 19h00 - Entrada Livre

Convite | Dupla Inauguração: Rui Sanches & Constelações II | Quarta-feira, 9 outubro, 19h00 - Entrada Livre
02/10/2019
Corpo de texto: 

O Museu Coleção Berardo convida para a inauguração de “Espelho”, exposição individual de Rui Sanches, e de “Constelações II: uma coreografia de gestos mínimos”, no dia 9 de outubro, quarta-feira, às 19h00. ENTRADA LIVRE. Estão todos convidados!

Evento no Facebook em www.facebook.com/events/582606722276073/


 Rui Sanches
 Espelho


Tendo a sua contraparte de escultura no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, a exposição no Museu Coleção Berardo apresenta séries de trabalho recentes nas quais o artista cruza suportes, meios e técnicas - desenho sobre papel, fotografia, esbocetos de barro, esculturas de parede em diversos materiais. Levando a jogo múltiplas referências, nomeadamente da história da arte, o conjunto revela um pensamento que se descola do plano para invadir o espaço e que, simultaneamente, num movimento inverso, regressa à superfície de papel, como que rasgando a sua bidimensionalidade, perfurando-a e criando profundidade.

Curadoria de Sara Antónia Matos.

 

Constelações II:
uma coreografia de gestos mínimos


Dando continuidade ao projeto inaugurado em abril deste ano e apresentando uma nova montagem e novos artistas convidados, o objetivo de “Constelações II: uma coreografia de gestos mínimos” é assumir a  Coleção Berardo como um território horizontal de investigação no qual surgem «cortes» verticais, incisões na sua estabilização permanente.

Neste  âmbito, vários artistas nacionais e internacionais serão postos em confronto com obras seminais da coleção. Assim, adotando uma postura anacrónica que mergulha nos diferentes núcleos da exposição, abre-se caminho para um desenho do fluxo entre a História e a sua própria investigação, que visa inquirir conexões intrínsecas entre as vanguardas do século XX e a criação atual. Este conjunto de intervenções, seguindo uma linha narrativa desprendida (e conceptual), reger-se-á pelo conceito filosófico da constelação.

Curadoria de Ana Rito & Hugo Barata.


"Constelações II: uma coreografia de gestos mínimos" tem obras de: Nuno Sousa Vieira, Fernanda Gomes, Kazimir Malevich, Os Espacialistas, Félix González-Torres, Fernando Calhau, Giulio Paolini, Jemima Stehli, Ignasi Aballí, Ana Hatherly, Susana Mendes Silva, José Maçãs de Carvalho, Jack Pierson, Glenn Ligon, Mark Rothko, Angel Vergara, Sarah Lucas, Gina Pane, Ernesto de Sousa, João Tabarra, Rui Chafes, Douglas Gordon, Maya Deren e Diogo Pimentão.

Imagem: Animação sobre "Sem título" (2017), de Rui Sanches, e "O Pavão Negro" (1999), de Ana Hatherly.
 

Merchandising:
Portugal Museum Store /
Museu Berardo