Inauguração da exposição da Coleção de Cartazes Ernesto de Sousa

17/04/2015

A exposição your body is my body — o teu corpo é o meu corpo é uma seleção de cerca de trezentos cartazes de arte e política, nacionais e estrangeiros, feita a partir do acervo reunido por Ernesto de Sousa ao longo da sua vida e datados entre 1933 e 1988, que inaugura no Museu Coleção Berardo, no dia 17 de abril, às 19h00. Este espólio, agora denominado como Coleção de Cartazes Ernesto de Sousa e integrado na Coleção Berardo, constitui um panorama vasto sobre a produção cultural das neo-vanguardas em Portugal e na Europa. Mas é também um itinerário imaginário, mapa de muitas viagens, narrativa de encontros, onde a personalidade de Ernesto de Sousa pode ser redescoberta.

A Coleção de Cartazes Ernesto de Sousa constitui um arquivo de afetos. Dos cartazes das suas próprias obras, alguns realizados sob a sua direção, aos recolhidos nas suas viagens ou recebidos pelo correio na sequência de encontros, passando pelos cartazes dos artistas que lhe eram próximos – de Alberto Carneiro a Helena Almeida, de Wolf Vostell a Robert Filliou, passando por Julião Sarmento, Ângelo de Sousa, entre muitos outros –, a exposição your body is my body — o teu corpo é o meu corpo, que se apresenta no piso -1 do museu até 27 de setembro de 2015, com curadoria de Isabel Alves, desenvolve-se em torno do percurso de vida de Ernesto de Sousa, das suas paixões e encontros com as pessoas que ele admirava e que com ele se uniam espiritualmente e intelectualmente.

Durante a exposição será publicado um amplo catálogo, que incluirá uma seleção mais alargada de cartazes.