Inauguração da exposição No Place Like Home

Inauguração da exposição No Place Like Home
31/01/2018
Corpo de texto: 

No próximo dia 28 de fevereiro, o Museu Coleção Berardo inaugura a exposição No Place Like Home, que surge no âmbito da comemoração do centenário da Fonte de Marcel Duchamp, considerada a sua obra mais icónica e um marco na história de arte do século vinte. No Place Like Home examina a forma como os artistas ao longo dos últimos cem anos, se apropriaram de objetos do quotidiano nas suas obras, transformando e subvertendo as suas funções e significados domésticos.

No Place Like Home foi organizada pelo Museu de Israel, Jerusalém, e comissariada pela Dr.ª Adina Kamien-Kazhdan. Inclui trabalhos de diferentes artistas, de várias gerações e diferentes movimentos, apresentados em salas de museu cuja museografia transformou numa quase casa, que a partir da confrontação com algo novo e inesperado, nos levam a refletir sobre o familiar, o deslocamento e a itinerância dos artistas nas sociedades contemporâneas.

Essa reflexão é, sem dúvida, um dos grandes legados de Marcel Duchamp, artista que aqui pretendemos homenagear.

No Place Like Home reune mais de 100 trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Man Ray, Claes Oldenburg, Andy Warhol, Louise Bourgeois, Yayoi Kusama, Takashi Murakami, Mona Hatoum, Alina Szapocznikow, entre outros. 

 
PROGRAMA:
Quarta-feira, 28/2
 
Conferência pelo Professor José Bragança de Miranda.
 
19h00 – Inauguração da exposição "No Place Like Home"
Por ocasião desta inauguração, será servido um cocktail com o apoio da Bacalhôa Vinhos de Portugal e dos Pastéis de Belém.
 
 
Apoio à exposição:
 
Os Membros IKEA FAMILY têm sempre mais: de 28/02 a 03/06/2018, visite a exposição "No Place Like Home" no Museu Coleção Berardo, e na compra de um bilhete receba outro grátis.
 
A exposição fica patente até 3 de junho de 2018.
 
Baseada na exposição original do Museu de Israel, Jerusalém.
 
Imagem / Image: Marcel Duchamp, Fountain, 1917 / editioned replica 1964. © Succession Marcel Duchamp / ADAGP, Paris 2018. Photograph © The Israel Museum, Jerusalem.

 

Merchandising:
Portugal Museum Store /
Museu Berardo