Inauguração da exposição NOVO BANCO Photo 2015

17/06/2015

O NOVO BANCO e o Museu Coleção Berardo inauguram o NOVO BANCO Photo 2015, o mais importante prémio de arte contemporânea realizado em Portugal, na próxima quarta-feira, 17 de junho, pelas 19h00, no Museu Coleção Berardo. A exposição, patente ao público até 11 de outubro, reúne trabalhos inéditos de Ângela Ferreira (Lisboa), Ayrson Heráclito (Salvador) e Edson Chagas (Luanda).

A escolha destes artistas foi da responsabilidade de um júri de seleção representativo do triângulo geográfico referido, composto por Luís Silva (Lisboa), fundador e diretor da Kunsthalle Lissabon; Adriano Pedrosa (São Paulo), diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo; e Bisi Silva (Lagos), fundadora e diretora do Centre for Contemporary Art, em Lagos, que analisaram o panorama expositivo e editorial da fotografia no período a que reporta o prémio (2014).

Numa primeira fase, cada um dos artistas selecionados recebeu uma bolsa de produção para a realização da exposição. Num segundo momento, que corresponde à fase de premiação, o júri de composição internacional, com nacionalidades distinta das representadas pelos artistas selecionados, elegerá, a partir da exposição efetuada no Museu Coleção Berardo, o vencedor do prémio NOVO BANCO Photo 2015, que será anunciado no próximo mês de setembro. O valor pecuniário do prémio é de quarenta mil euros.