Inauguração da exposição “Sharon Lockhart, Meus Pequenos Amores / My Little Loves”

18/10/2017

No próximo dia 18 de outubro, o Museu Coleção Berardo inaugura a exposição “Sharon Lockhart, Meus Pequenos Amores / My Little Loves”, com curadoria de Pedro Lapa, em coprodução com o festival Doclisboa'17, onde Lockhart irá apresentar a sua obra mais recente Rudzienko (2016), o segundo filme da sua trilogia polaca.

Há mais de 20 anos que Sharon Lockhart vem mergulhando nas vidas quotidianas dos indivíduos que filma, fotografa e integra nas suas instalações, captando as suas singulares qualidades humanas através de composições cuidadosamente estudadas e coreografadas. O seu envolvimento com as condições da infância e adolescência serviu de base para a exposição apresentada no museu.

Lockhart toma Rudzienko como ponto de partida para esta exposição, na qual as ações, experiências e vozes dos seus colaboradores assumem os papéis fundamentais. Incluída na exposição está uma instalação de Podwórka (2009), a primeira parte da trilogia, assim como um conjunto de obras realizadas em colaboração com Milena, a jovem que a conduziu ao Centro de Socioterapia Juvenil em Rudzienko, na Polónia. Com esta seleção de trabalhos, que abrangem os anos 1999 até 2017, Lockhart desenvolve também ideias relacionadas com os direitos das crianças, o efémero e a emancipação, as quais são abordadas no seu multifacetado projeto Little Review  (Mały Przegląd / A Pequena Revista), que pode ser visto no Pavilhão da Polónia da 57.ª edição da Bienal de Veneza até 26 de novembro deste ano.

A exposição fica patente até ao dia 28 de janeiro de 2018.

Curador da exposição: Pedro Lapa

Coprodução com o festival Doclisboa’17.