Inauguração: "O MUSEU É UMA CASA!", projeto artístico e educativo

24/05/2018

No dia 2 de junho, às 15h00, o Museu Coleção Berardo inaugura uma exposição que apresenta os trabalhos realizados pelos alunos da escola básica D. Nuno Álvares Pereira que integram o projeto continuado O MUSEU É UMA CASA!, no âmbito da parceria desenvolvida com a Casa Pia de Lisboa.

O projeto artístico e educativo O MUSEU É UMA CASA!, inserido no programa ENVOLVER, criado pelo Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, apresenta-se como um conjunto de propostas de intervenção educativo-pedagógica que assentam na colaboração entre esta instituição e a Casa Pia de Lisboa. Num âmbito semelhante ao da ideia implementada no ano anterior, propôs-se uma experiência de laboratório artístico e criativo para uma turma de crianças do 2.º ciclo. Com uma componente essencialmente prática, orientado pelos artistas-educadores Ana Rito e Hugo Barata, este projeto procurou desenvolver situações de expressão pessoal e coletiva num ambiente de exploração e de partilha.

O Museu Coleção Berardo possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea em Portugal, bem como largos anos de experiência e um vasto programa educacional. Como tal, tem um papel pedagógico fundamental no panorama português, fomentando não só o diálogo direto com as obras de arte mas também um conjunto de experiências que aproximem os seus visitantes ao universo das artes visuais — este entendido como um território de questionamento e de reflexão, assim como de desenvolvimento criativo e pessoal.

Na escola, por necessidades programáticas diversas, os conteúdos artísticos chegam aos alunos de forma fragmentada e por vezes dispersa — numa idade crucial para o desenvolvimento de experiências de partilha e de cumplicidade, bem como para a motivação da curiosidade, do trabalho em equipa, do jogo e da criatividade. Assim, o museu é por excelência o espaço onde se consegue estabelecer relações multidisciplinares que acrescentem uma vivência real e que se desejam efectivas no desenvolvimento de um eu saudável, questionador e livre, como complemento à atividade curricular na escola. O sujeito desta relação humana é o homem; a pedagogia no museu, a sua ferramenta mais próxima.

O tema proposto para esta segunda edição é “Arte e Tradição”. Nas suas múltiplas variantes, olhar-se-ão não só como cruzamento de saberes pessoais e coletivos trazidos das sociedades em que nos inserimos (e das nossas próprias casas), mas também segundo os modos de fazer e de investigar que os artistas modernos e contemporâneos nos deixaram e continuam a deixar.

O MUSEU É UMA CASA! edifica uma ponte essencial para uma educação íntegra, bem como para a construção em indivíduos desafiadores da pesquisa, do juízo crítico, do conhecimento, da intervenção social e da autonomia, no desafiante contexto que é o nosso mundo atual.

O conceito de liberdade, valor não apenas expresso na força de lei dos diferentes Estados mas também vincado pelas sociedades que se incluem no século xxi, serve como farol e como força inspiradora a fim de encontrar uma proposta educativa forte, coerente e em continuidade.

Partindo destas noções, O MUSEU É UMA CASA! alicerça os seus princípios estruturantes: aprender a conheceraprender a fazeraprender a viver em conjuntoaprender a ser.

Exposição patente até 10 de junho 2018.