Residência Internacional Metamorphosis - 18 e 25 de agosto

31/07/2018

A 18 e 25 de agosto, a Residência Internacional Metamorphosis trará ao Museu Coleção Berardo uma instalação e performance de dança especificamente projetada para este espaço.

Este evento consistirá em duas secções. A primeira terá lugar nas salas de exposição do Museu, onde cada dançarino irá apresentar um pequeno solo coreografado dedicado a uma obra de arte patente na exposição. Cada solo será o resultado da investigação de cada dançarino sobre o trabalho e o artista correspondentes. Este material será acompanhado e orientado individualmente por Iratxe Ansa e por Igor Bacovich. A segunda secção consistirá na apresentação de um excerto da dança que o grupo desenvolverá enquanto projeto de performance em curso.
No dia 25 de agosto, a cantora espanhola Maria Berasarte juntar-se-á à performance.

Horários:

Sábado, 18 de agosto - 13h00 e 15h00

Sábado, 25 de agosto - 14h00

A Residência Internacional Metamorphosis é um projeto organizado, orientado e coreografado por Iratxe Ansa e Igor Bacovich. Em 2018, celebra a sua 5.ª edição em Lisboa. As edições anteriores foram realizadas em Pequim, na Cidade do México, em San Sebastián e em Xangai.
Os dançarinos selecionados são originários de 14 países, e os critérios para a seleção daqueles são o talento, a diversidade, a dedicação, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo. No estúdio de dança, Iratxe Ansa e Igor Bacovich irão trabalhar com base no Método Metamorphosis para a criação de uma obra coreográfica a apresentar em Lisboa no dia 1 de setembro.

Os principais objetivos do projeto são:

• criar um ponto de encontro entre os dançarinos internacionais e o circuito artístico e da dança da cidade anfitriã;

• explorar o potencial criativo dos dançarinos em diversos âmbitos, como as artes visuais e a site-specificity em espaços culturais, mediante uma colaboração direta com os artistas;

• servir como plataforma de intercâmbio de arte por arte.

A cantora Maria Berasarte fará parte do projeto, em estúdio e em palco. A performance terá lugar no Museu Coleção Berardo, patente enquanto instalação de dança criada especificamente para o local. Participarão no projeto mais de cinco artistas plásticos locais e internacionais. A performance final será apresentada na Fundação Oriente a 1 de setembro.

Iratxe Ansa:
Iratxe nasceu em San Sebastián, em Espanha, onde frequentou o Conservatorio Superior de Musica, antes de se formar na John Cranko Schule, na Alemanha. Foi dançarina no Basel Ballet e no Ballet Gulbenkian, juntando-se de seguida à Compañia Nacional de Danza de Nacho Duato, em Madrid. Entra posteriormente para o ballet da Ópera de Lyon, tornando-se ainda membro do Nederlands Dans Theatre sob a direção de Anders Hellstrom. Trabalhou com coreógrafos como Nacho Duato, William Forsythe, Jiri Kylian, Mats Ek, Jacopo Godani, Johan Inger, Medhi Walerski, Crystal Pite, Ohad Naharin, Wayne McGregor e Alexander Ekman, entre outros.
Iratxe ganhou prémios e recebeu menções honrosas em diversas competições coreográficas, como o festival internacional Solo-Tanz-Theater ou o Certamen Coreográfico de Madrid, e foi ainda premiada pelo seu percurso artístico na Asociación de Profesionales de la Danza de Espanha, em 2007. Em 2009, abandonou o Nederlands Dans Theatre e tornou-se artista freelancer, e desde então tem dançado, coreografado e ensinado um pouco por todo o mundo.

Igor Bacovich:
Igor Bacovich é um dançarino, coreógrafo e professor italiano. Estudou na Accademia Nazionale di Danza e formou-se na CODARTS, na Holanda, onde trabalhou com coreógrafos como Bruno Listopad, Krisztina de Chatel e Nanine Linning, entre outros. Entre 2008 e 2014, na Holanda e em Espanha, dedicou-se ao âmbito sociológico, fundando em 2014 o duo I+I juntamente com Iratxe Ansa.
Esta colaboração tem resultado em projetos variados ao longo dos últimos anos: no desenvolvimento de coreografias, da dança e de métodos de ensino, na organização de eventos e na produção de espetáculos. Iratxe e Igor desenvolveram o seu próprio método de dança, designado Método Metamorfose — e são também os fundadores e organizadores da Residência Internacional Metamorphosis.

Merchandising:
Portugal Museum Store /