Josef Albers
Ano, local de nascimento 1888, Alemanha
Ano, local de morte 1976, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos
Depois de ter trabalhado como professor primário, Joseph Albers estuda, entre 1913 e 1915, na Akademie der Bildenden Künste, em Berlim, para se tornar professor de Arte. Em 1916, aprende litografia na Kunstgewerbeschulen de Essen e, em 1919-1920, frequenta as aulas de desenho de Franz von Stuck e de técnica de pintura de Max Doerner na Akademie der Bildenden Künste de Munique. Termina a sua longa aprendizagem na Bauhaus, em Weimar, em 1920, como aluno de Johannes Itten. Durante esses anos, realiza pesquisas sobre a arte do vidro e dos vitrais, trabalhando em particular para as casas de Walter Gropius – então diretor da Bauhaus – em Berlim e Weimar, para quem também desenha móveis.
Indivíduo metódico, crente na união lógica da matéria com o espírito, recusa qualquer subjetivismo. O seu grande talento de pedagogo dá nas vistas, acabando por ser recrutado pela Bauhaus, em 1922, na qualidade de responsável pelo atelier consagrado à pintura sobre vidro. Com a partida de Itten, em 1923, torna-se professor titular, orientando os cursos preparatórios com László Moholy-Nagy. Nesse mesmo ano, desenha as vitrinas da primeira exposição da Bauhaus. O seu primeiro ensaio teórico data desta época.
Segue a Bauhaus, em 1925, para Dessau, onde assume um papel importante no desenvolvimento do design, projetando especialmente mobiliário e objetos de vidro. Assume a direção do atelier de mobiliário em 1928, depois da partida de Marcel Breuer, tornando-se, a seguir, diretor adjunto. Este período termina com uma exposição individual na Bauhaus em Berlim, em 1932, até pouco tempo antes de os nazis darem atenção à escola obrigando-a a fechar.
Em 1933, seguindo os conselhos de Philip Johnson e Edward Warburg, do Musem of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque, Joseph Albers decide emigrar para os Estados Unidos da América. É convidado a ensinar no Black Mountain College da Carolina do Norte. Aí permanece até 1949, lecionando ainda em várias outras universidades e institutos. A convite de Walter Gropius integra a Yale University, em New Haven, a partir de 1950. Durante esses anos, prossegue o seu trabalho enquanto pintor. A sua primeira pintura abstrata data de 1935. As exposições multiplicam-se. Em 1955, participa na Documenta I, em Kassel, e, no ano seguinte, é alvo de uma retrospetiva na galeria de arte da Yale University. Recebe numerosas encomendas para decorar edifícios e é homenageado com as maiores honrarias nos Estados Unidos e na Alemanha.
Em 1963, publica o resultado de oito anos de seminário na Yale University, Interaction of Color (Yale University Press) , simultaneamente um manual de iniciação à cor e reflexão sobre a cor e o seu ensino. Esta obra assume uma grande importância numa altura em que o expressionismo abstrato atinge o seu apogeu. Em 1971, é alvo de uma retrospetiva no MoMA. Simultaneamente professor, pintor, designer, teórico, fotógrafo, ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento da arte do século XX, sendo considerado tanto como precursor da Op Art como do minimalismo.
AC
Indivíduo metódico, crente na união lógica da matéria com o espírito, recusa qualquer subjetivismo. O seu grande talento de pedagogo dá nas vistas, acabando por ser recrutado pela Bauhaus, em 1922, na qualidade de responsável pelo atelier consagrado à pintura sobre vidro. Com a partida de Itten, em 1923, torna-se professor titular, orientando os cursos preparatórios com László Moholy-Nagy. Nesse mesmo ano, desenha as vitrinas da primeira exposição da Bauhaus. O seu primeiro ensaio teórico data desta época.
Segue a Bauhaus, em 1925, para Dessau, onde assume um papel importante no desenvolvimento do design, projetando especialmente mobiliário e objetos de vidro. Assume a direção do atelier de mobiliário em 1928, depois da partida de Marcel Breuer, tornando-se, a seguir, diretor adjunto. Este período termina com uma exposição individual na Bauhaus em Berlim, em 1932, até pouco tempo antes de os nazis darem atenção à escola obrigando-a a fechar.
Em 1933, seguindo os conselhos de Philip Johnson e Edward Warburg, do Musem of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque, Joseph Albers decide emigrar para os Estados Unidos da América. É convidado a ensinar no Black Mountain College da Carolina do Norte. Aí permanece até 1949, lecionando ainda em várias outras universidades e institutos. A convite de Walter Gropius integra a Yale University, em New Haven, a partir de 1950. Durante esses anos, prossegue o seu trabalho enquanto pintor. A sua primeira pintura abstrata data de 1935. As exposições multiplicam-se. Em 1955, participa na Documenta I, em Kassel, e, no ano seguinte, é alvo de uma retrospetiva na galeria de arte da Yale University. Recebe numerosas encomendas para decorar edifícios e é homenageado com as maiores honrarias nos Estados Unidos e na Alemanha.
Em 1963, publica o resultado de oito anos de seminário na Yale University, Interaction of Color (Yale University Press) , simultaneamente um manual de iniciação à cor e reflexão sobre a cor e o seu ensino. Esta obra assume uma grande importância numa altura em que o expressionismo abstrato atinge o seu apogeu. Em 1971, é alvo de uma retrospetiva no MoMA. Simultaneamente professor, pintor, designer, teórico, fotógrafo, ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento da arte do século XX, sendo considerado tanto como precursor da Op Art como do minimalismo.
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