Composition Nº 28
Data 1930
Técnica Óleo sobre madeira
Dimensões 70.5 x 70.5 cm
ID Inventário UID 102-227
Trata-se de um dos primeiros relevos de Jean Gorin. O branco e o cinza formam um único plano, o vermelho é escavado, o negro em relevo. Embora Piet Mondrian utilizasse a disposição oblíqua, em losango, desde 1918, Gorin só a começa a empregar em 1925, com a sua Composition avec translation de plans [Composição com translação de planos], em que procura fazer do quadrado, estável e fechado, lugar de um movimento giratório. Retoma o mesmo princípio, no ano seguinte, com Composition nº 5 (1926, Musée national d'art moderne, Paris) ou Composition nº 10, datada do mesmo ano.
Nesta obra, o número reduzido de planos de cor e de linhas que se cruzam corresponde aos trabalhos de Mondrian da mesma data. Gorin joga com esse princípio, baseando o equilíbrio na diferença de espessura das duas linhas principais. Mas o emprego de um plano de cor cinza não delimitado, em baixo à direita, é, em teoria, recusado pelo neoplasticismo. Talvez se possa discernir, na sua utilização, a influência das contrapropostas de Theo van Doesburg.
Esta obra é bastante mais depurada do que a Composition nº 4, do mesmo ano, em que Gorin joga com dois panos verticais, três horizontais e três planos de cor. Gorin retomará o formato losangular em composições espácio-temporais na década de 1970. A moldura faz indubitavelmente parte da obra, sendo as suas dimensões tomadas como referência (a obra em si mede 54,7 cm de lado).
AC
Nesta obra, o número reduzido de planos de cor e de linhas que se cruzam corresponde aos trabalhos de Mondrian da mesma data. Gorin joga com esse princípio, baseando o equilíbrio na diferença de espessura das duas linhas principais. Mas o emprego de um plano de cor cinza não delimitado, em baixo à direita, é, em teoria, recusado pelo neoplasticismo. Talvez se possa discernir, na sua utilização, a influência das contrapropostas de Theo van Doesburg.
Esta obra é bastante mais depurada do que a Composition nº 4, do mesmo ano, em que Gorin joga com dois panos verticais, três horizontais e três planos de cor. Gorin retomará o formato losangular em composições espácio-temporais na década de 1970. A moldura faz indubitavelmente parte da obra, sendo as suas dimensões tomadas como referência (a obra em si mede 54,7 cm de lado).
AC
Momentum Fine Arts, Minneapolis; galeria Denise René, Paris.
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