Nu Assis à la Chaise Verte
Data 1944
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 102 x 83.4 x 3 cm
ID Inventário UID 102-235
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Esta pintura da guerra exprime toda a vertigem e angústia do pintor confrontado com a solidão, a doença e os mais negros demónios do género humano, que a guerra e a ocupação [alemã] revelam. O interior é desolado, com uma cadeira de jardim ou terraço em ferro, um plinto de madeira que limita um espaço não definido, uma mesa de madeira em desequilíbrio. O corpo não é descarnado, mas anguloso, os músculos em tensão, as linhas do pescoço desproporcionado salientes, o cabelo desgrenhado. Os resquícios de um ramo que acaba de murchar são irrisórios. Esta mulher parece fechada sobre si, o seu olhar é ausente. A modelo é Georges Bernstein, mulher do pintor desde 1942.
Também em 1944, Francis Gruber pinta um grande formato: Job (Tate Modern, Londres), uma alegoria do sofrimento, mas também da sobrevivência e da esperança sob a ocupação. Na mesma linha, pinta Les Cadavres [Os cadáveres], em 1946, numa altura em que os seus problemas de saúde se tornam preocupantes.
AC
Galeria Galanis-Hentschel, Paris; Eric Estorick, Londres; The Mayor Gallery, Londres; adquirido em 1995.