IKB 103
Data 1956
Técnica Pigmento e resina sintética sobre tecido sobre contraplacado
Dimensões 78 x 56 cm
ID Inventário UID 102-306
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Pierre Restany, no prefácio da exposição dos primeiros monocromos de Yves Klein na Galerie Colette Allendy, em 1956, escreve: «[…] Yves propõe uma cura de silêncio asténico muito enriquecedora. Bem para além dos emaranhados de outros mundos, já pouco percetíveis para o nosso senso comum do razoável, ao lado sem dúvida do que se costuma chamar “a arte de pintar”, em todo o caso ao nível das mais raras e das mais essenciais ressonâncias afetivas, situam-se as suas propostas rigorosamente monocromáticas: cada uma delas delimita um campo visual, um espaço de cor, livre de qualquer transcrição gráfica e escapando assim à duração, dedicada à expressão uniforme de uma certa tonalidade […]».
Esta obra faz parte dos onze monocromos expostos na Galleria Apollinaire, em Milão, em 1957 (Proposte monocrome, epoca blu [Propostas monocromas, época azul]). Todos têm um formato idêntico e são pintados uniformemente de azul ultramarino, suspensos por um sistema de esquadros a uma distância de vinte centímetros da parede, saturando o espaço restrito desta galeria de pequenas dimensões. Os painéis azuis não são emoldurados, o azul cobrindo os seus lados. Pela primeira vez, Klein apresenta uma sala inteira de monocromos azuis. Um deles foi adquirido por Lucio Fontana. Manzoni visita também a exposição. Existem cento e noventa e quatro monocromos azuis IKB catalogados.
AC
Oferecido por Yves Klein a Jean Tinguely; família Tinguely; adquirido na Sotheby’s, Londres, 28 de junho de 1995.