Beta Tau
Data 1961
Técnica Acrílico sobre tela
Dimensões 261.5 x 498.5 x 4 cm
ID Inventário UID 102-345
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De 1929 a 1933, Morris Louis estuda no Maryland Institute of Fine and Applied Arts. Em 1952, muda-se para Washington, D.C. Em 1953, com o seu amigo Kenneth Noland, visita o atelier de Helen Frankenthaler, em Nova Iorque, e começa a centrar, a partir desta data, as suas pesquisas na cor e no modo como esta é absorvida pela tela. Embora o artista tenha destruído muitas das suas obras do período entre 1955 e 1957, irá, mais tarde, ganhar um certo renome com Veils [Véus], em 1958-1959. Morris Louis pertence à geração de artistas americanos que se segue ao Expressionismo Abstrato. A série Unfurleds (to unfurl significa desfraldar), que, juntamente com Stripes [Riscas], marca o fim da sua vida, engloba cerca de 150 obras. As Unfurleds são obras de grande formato, realizadas com tinta escorrida (magna, com base acrílica). O centro é deixado intacto. Morris Louis utiliza a técnica do cropping, em que é trabalhada uma metade da tela, depois a outra e se procede a um enquadramento final. Juntamente com Frank Stella e Anthony Caro, Morris Louis está na origem da abordagem do livro Art and Objecthood (1967), do crítico Michael Fried.
J-FC