Le Gouffre Argenté
Data 1926
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 75 x 65 cm
ID Inventário UID 102-350
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Neste quadro encontram-se um número significativo de ingredientes que René Magritte utiliza para compor as suas imagens. Um tabique de madeira bruta está aberto sobre uma parede rochosa, pontuada por guizos. Um utensílio metálico, cuja função não se percebe, está disposto sobre o entablamento. À esquerda, um paulito ou bilboqué está encostado a uma caixa adornada com três olhos. Estes objetos encontram-se em obras como L’Arbre savant [A árvore sábia] ou Le Groupe silencieux [O grupo silencioso]; o objeto em madeira torcida pintado de cores vivas, o paulito, bilboqué ou balaústre em numerosas pinturas como Terrasse d’Atahualpa [Varanda de Atahualpa], Portrait de Georgette Magritte [Retrato de Georgette Magritte], L’Homme célèbre [O homem célebre], Le Danseur maladroit [O bailarino desajeitado], Le Jockey perdu [O jóquei perdido], L’Arbre savant [A árvore sábia], La Traversé difficile [A travessia difícil], La Naissance de l’idole [O nascimento do ídolo] ou Le Sommet du regard [O cume do olhar]; os guizos na rocha em Le Masque vide [A máscara vazia] ou Le Double secret [O duplo segredo]. Embora a parede rochosa ornada de guizos de prata tenha eventualmente inspirado o título do quadro, não podemos ir muito mais longe na exegese desta obra, muito representativa do período mais inventivo de Magritte. Membro do grupo surrealista, Camille Goemans – primeiro proprietário desta obra – teve uma galeria em Bruxelas, a partir de 1926, e depois uma outra em Paris, a partir de 1929. Expôs o seu amigo Magritte e trabalhou com ele em várias publicações. René Gaffé, o segundo proprietário, é um famoso escritor, crítico de arte e colecionador belga, amigo dos surrealistas. O terceiro, E.L.T. Mesens, é o bem conhecido surrealista belga.
AC
Camille Goemans; René Gaffé; Édouard-Léon-Théodore Mesens; Roland Penrose; oferecido como presente de casamento ao Sr. e Sra. Thompson (em 1978-1979); Galerie Ghislaine Hussenot, Paris; adquirido em 1998.