Figure à la Bougie
Data 1925
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 116.2 x 88.5 x 3.5 cm
ID Inventário UID 102-385
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Sabe-se que Joan Miró era fascinado pelas paredes do seu atelier da rue Blomet e que passava longas horas a contemplá-las, experienciando uma espécie de visões. Assim, entre 1924-1925, pinta uma série de telas, como L’Addition [A adição] (Musée Nacional d'Art Moderne, Paris), La Tâche rouge [A mancha vermelha] ou Le Gentleman [O cavalheiro] (coleções particulares), todas com um mesmo fundo pardo maculado de traços escuros, lembrando lama líquida, sobre a qual dispõe algumas cores. O suporte são telas bastante ásperas, sem preparação. Sobre esse fundo, espaço de criação, desenvolvem-se formas coloridas – meio humanas, meio animais –, de linhas indecisas, erráticas. É um período de intensa atividade para o pintor, encorajado nessa demanda por André Masson, seu vizinho, e pelos surrealistas que o visitam.
AC
Pierre Matisse Gallery, Nova Iorque; Buchholz Gallery, Nova Iorque; Marlborough Gallery Inc., Nova Iorque; Mr. e Mrs. Paul Lester Wiener, Nova Iorque; William Beadleston, Nova Iorque (1970); adquirido na Christie’s, Nova Iorque, 26 de novembro de 1998.