Reclining Figure: Arched Leg, 4/6
Data 1969 - 1970
Técnica Bronze com pátina verde
Dimensões 250 x 465.5 x 207 cm
ID Inventário UID 102-884
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Depois da Primeira Guerra Mundial, Moore, filho de um mineiro, passa a receber uma pensão de antigo combatente, que lhe permite continuar os estudos, e inscreve-se na Leeds School of Arts, onde é o primeiro aluno do curso de escultura. Os temas que aborda são, normalmente, abstrações de silhuetas femininas, nomeadamente as Reclining Figures [Figuras Reclinadas], como aquela que pertence a José Berardo (outras versões desta mesma figura pertencem, uma, à cidade de Genebra e, a outra, ao San Diego Museum of Art da Califórnia). As esculturas de Moore apresentam muitas vezes aberturas, concavidades, ou indentações. A silhueta reclinada, que é uma forma recorrente da sua obra, terá sido inspirada na arte tolteca. Muitos interpretam a forma ondulada destas silhuetas como uma referência à paisagem e aos vales de Yorkshire, terra natal do artista. Recusou sempre os títulos demasiado explícitos: «Toda a arte deve possuir um certo mistério e interrogar o espectador. Dar a uma escultura ou a um desenho um título demasiado explícito tira parte desse mistério, o que faz com que o espectador siga para o objeto seguinte, sem fazer qualquer esforço para ponderar sobre o sentido do que acabou de ver». Depois da Segunda Guerra Mundial, os bronzes de Moore ganham a sua caraterística escala monumental, particularmente as peças de arte pública.
J-FC