Actividade do coletivo Espaços Suspensos - o projeto Traverser - Marselha/Argel/Ghardaïa

Actividade do coletivo Espaços Suspensos - o projeto Traverser - Marselha/Argel/Ghardaïa
23/11/2022
Horário: 
17:00
Preço: 
XII Ciclo de Conferências ECATI/MCB - Arte e Singularidade
0,00 €
Actividade do coletivo Espaços Suspensos - o projeto Traverser - Marselha/Argel/Ghardaïa
Preço: 
XII Ciclo de Conferências ECATI/MCB - Arte e Singularidade
0,00 €
Corpo de texto: 

O coletivo Suspended Spaces propõe-se trabalhar a ideia de travessia, de ir em direção a, para uma viagem que vamos imaginar, preparar, documentar, para a qual buscaremos pontos de passagem, histórias, testemunhas. Insistiremos no trajeto, mental ou literal, direto ou desviado. O projeto Traverser começa em Marselha, a mais argelina das cidades francesas. Do porto, as linhas estendem-se até a arquitetura de Ghardaïa que inspirou a modernidade, fascinou Le Corbusier, cruzou caminhos com Fernand Pouillon e atraiu André Ravéreau. No vale do M'zab, a cidade fundada pelos ibaditas, povoada principalmente por mozabitas que ali perpetuam uma organização social singular, constitui um património histórico e cultural que poderá parecer impermeável ao mundo. Um outro lugar. Uma ilha. Essa distância espacial e temporal que Ghardaïa pode encarnar em Marselha como em Argel, no entanto, contradiz aquilo em que o Saara se tornou: um espaço estratégico mundial, sensível, onde se desenrolam projetos de vida, batalhas políticas e económicas, que determinam uma parte de nossas sociedades, e aquilo que está acontecendo aqui. A região é palco de tensões geopolíticas e ecológicas, de dramas individuais. O deserto e o Mar Mediterrâneo são espaços de travessias que implicam destinos. Pensar numa viagem à Argélia, a partir de Marselha, é também regressar, mais uma vez, à relação entre estes dois países, marcada por amnésias e memórias suspensas. Há histórias para agitar, lembrando-nos que “atravessar” vem do latim transversare, “mexer agitando”.

Françoise Parfait é Professora Universitária Emérita em Artes e Media na Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Artista. Publicou inúmeros textos sobre o vídeo e imagens-tempo, e a sua recepção (Vidéo: un art contemporain, Regard, 2001; catalogue Collection Nouveaux Médias/Installations, Centre Pompidou / Musée national d’art moderne, 2006 ; catalogue David Claerbout - The Shape of Time, JRP/Ringier, 2008). Membro fundador do coletivo Suspended Spaces (2007) uma plataforma de pesquisa artística que se concentra em espaços geopolíticos herdados da modernidade cuja história e futuro são “incertos”. Coeditou as quatro publicações deste projeto. É membro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).

 

Conferência apresentada no âmbito do XII Ciclo de Conferências Internacionais, intitulado "Arte e Singularidade", organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.

Quarta-feira, 23 de novembro às 17h00.
Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao limite de lugares disponíveis

Marcação de visitas e atividades

Formulário de inscrição para:
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Adultos
XII Ciclo de Conferências ECATI/MCB - Arte e Singularidade

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