18/05/2021
Máximo:
8 pax

O fascínio pelo Primitivismo
Durante séculos, os artistas europeus procuraram, através do desenho, da pintura e da escultura, representar fielmente as formas da realidade. O advento da fotografia veio alterar por completo a função e o aspeto formal da obra de arte. Com o cubismo à cabeça, muitos foram os artistas e movimentos que, ao longo do século XX, percebendo o esgotamento do modelo artístico difundido pela Academia, se viraram para as culturas antigas e os grupos marginais como fontes de renovação de formas e ideias.

15, 16 e 18 de maio às 15h00
Entrada e participação gratuita | Inscrição prévia

O Dada e as suas ramificações
As grandes transformações sociopolíticas e o forte desenvolvimento científico-tecnológico levaram os artistas do século XX a operar uma verdadeira revolução na arte.
Organizados em movimentos e correntes artísticas, os grandes protagonistas de então, como Marcel Duchamp, Max Ernst, Yves Klein, Robert Rauschenberg e Andy Warhol (entre outros), ocuparam-se da revisão de pressupostos e convenções até então estabelecidas. É dentro deste contexto que os movimentos modernistas, do dadaísmo à pop art, refletiram sobre os sentidos e os objetivos da arte, segundo um conjunto de expressões diferenciadas.

15, 16 e 18 de maio às 16h00
Entrada e participação gratuita | Inscrição prévia

Um século de disputas, um século de avanços
A devastação deixada pelas duas Guerras Mundiais levou uma boa parte do pensamento e da criação artística do século XX a rever pressupostos, bem como a confrontar o lado desarmonioso da natureza humana. Tomando como missão a libertação da arte e a conquista dos seus novos caminhos, os movimentos artísticos modernistas, como o surrealismo, o informalismo e o expressionismo abstrato, estabeleceram, no desenrolar deste século, discursos plásticos cheios de dinamismo. Questionando ora a essência da arte, ora os seus dividendos para a experiência humana, as muitas propostas apresentadas pronunciaram tantas divergências quanto consensos.

15, 16 e 18 de maio às 17h00
Entrada e participação gratuita | Inscrição prévia

Marcação de visitas e atividades

Formulário de inscrição para:
Adultos
Visitas orientadas