Brinquedos – Aula performativa

Brinquedos – Aula performativa
11/01/2020
- 11/01/2020
Horário: 
15:30
Faixa etária: 
+ 18 anos
Máximo: 
15 pax
Preço: 
Visita performática
0,00 €
Brinquedos – Aula performativa
11/01/2020
- 11/01/2020
Horário: 
15:30
Faixa etária: 
+ 18 anos
Máximo: 
15 pax
Preço: 
Visita performática
0,00 €
Corpo de texto: 

Brinquedos
Girlschool

Girlschool é um projecto de aulas performativas das artistas Susana Mendes Silva e Alice Geirinhas sobre temas ligados à arte e à sexualidade, mas que é também um espaço de liberdade, inclusivo e igualitário, e que vem acontecendo com regularidade desde 2016. Para o Museu Coleção Berardo - no âmbito da exposição Constelações II: uma coreografia de gestos mínimos - apresentam a sessão “Brinquedos” - que será teórico-prática e para a qual não é necessário ter qualquer experiência artística prévia. Na Girlschool existe sempre uma mesa comum, um projector de vídeo, material de trabalho e vinho. 


Susana Mendes Silva é artista plástica e performer. O seu trabalho integra uma componente de investigação e de prática arquivística, que se traduz em obras cujas referências históricas e políticas se materializam em exposições, acções e performances através dos mais diversos meios de produção. O seu universo contempla e reconfigura contextos sociais diversos sem perder de vista a singularidade do indivíduo. A sua intimidade psicológica ou a sua voz são inúmeras vezes veículos de difusão e recepção de mensagens poéticas e políticas que convocam e reactivam a memória dos participantes e espectadores.
Susana estudou Escultura na FBAUL e frequentou o programa de doutoramento em Artes Visuais (Studio Based Research) no Goldsmiths College, Londres, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É Doutorada em Arte Contemporânea, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com a tese baseada na sua prática performativa – A performance enquanto encontro íntimo. É Professora Auxiliar na Universidade de Évora no curso de Arquitectura Paisagista.

Alice Geirinhas. Vive e trabalha em Lisboa e Coimbra. Desde meados dos anos 80, tem vindo a desenvolver um corpo de trabalho ligado ao desenho e narratividade traduzido nas suas múltiplas formas: livro de artista, vídeo, instalação e performance. Realizou diversas exposições individuais e colectivas em Lisboa, Oslo, Rio de Janeiro, Vigo, Madrid e Londres. Parte da sua obra gráfica está publicada no livro Alice (1999); dos livros publicados destaca Isto de Estar Vivo de Luiz Pacheco (Contraponto, 2000); e os livros de artista, A Nossa Necessidade de Consolo é Impossível de Satisfazer #2 (2003), Alice’s Guest Book (2010),The Cabinet of Dr Alice (2014) e Manifesto Visual (2016). Estudou Escultura na FBAUL e é doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. É também professora auxiliar do Departamento de Arquitetura, Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Atividade no âmbito da programação parelela em torno da exposição Constelações II: uma coreografia de gestos mínimos

Participação livre, mediante inscrição prévia.
Duração aproximada: 2 horas e meia

Marcação de visitas e atividades

Formulário de inscrição para:
Brinquedos – Aula performativa
Adultos
Workshops

Contactos: