Conferência - Pequeno Percurso da Atenção ao Som | Sílvia Pinto Coelho

Conferências

Pequeno Percurso da Atenção ao Som
Sílvia Pinto Coelho

No trabalho que caracteriza algumas práticas artísticas, a que chamo «Práticas de Atenção», podemos alcançar uma aguda atenção auditiva, quando nos permitimos perder tempo no escuro, de olhos fechados, ou mesmo circulando com vendas nos olhos. Algumas das experiências mais reveladoras e alucinantes que tive, como performer e bailarina, têm que ver com práticas em que o som e o tato se exponenciam, tomando a dianteira da perceção em relação à visão.
Nesta comunicação Sílvia Pinto Coelho propoe-se a deambular pela memória auditiva de algumas experiências que recorrem a esse tipo de observação atenta, tentando focar-me nas variações dos últimos oito meses.

Sílvia Pinto Coelho. Coreógrafa, investigadora integrada no ICNOVA e professora auxiliar convidada na FCSH. É doutorada e mestre em Ciências da Comunicação, licenciada em Antropologia e bacharel em Dança. Desde 1996, coreografa e participa em processos de pesquisa e pedagogia e em filmes com colaboradores de várias áreas.

Conferência apresentada no âmbito do X Ciclo de Conferências Internacionais, intitulado "Destacam-se os sons da noite funda", organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo

Quarta-feira, 28 de outubro, 17h00.
Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao limite de 35 lugares disponíveis.