Conferência - Ressonâncias: corpo e cidade

Conferências
Conferência - Ressonâncias: corpo e cidade
Conferências

AVISO: o Museu Coleção Berardo está temporariamente encerrado ao público até 13 de abril, pelo menos, em articulação com as orientações da DGS relativas ao  COVID-19.

Como tal, esta atividade foi cancelada. Leia o Comunicado de encerramento temporário do Museu aqui.

Ressonâncias: corpo e cidade
Daniel Tércio

A ressonância pode ser encarada, não apenas como o mecanismo base de funcionamento do ouvido humano, mas também como modelo de geração de conhecimento. Enquanto a razão implica a disjunção entre sujeito e objeto, a ressonância envolve a sua conjunção, onde a razão exige separação e autonomia, a ressonância implica adjacência, empatia e o derrube da fronteira entre quem percebe e o que é percebido. Partindo da experiência do projecto Technologically Expanded Performance – projeto em curso numa parceria entre equipas multidisciplinares portuguesa e brasileira – serão considerados processos de ressonância entre os corpos e as cidades. Andar na cidade convida-nos a sentir as paisagens em termos de emaranhamento percetivo, e desafia-nos a explorar as ressonâncias de/entre diferentes lugares do e no corpo.

Professor, ensaísta e crítico de dança, Daniel Tércio cursou Filosofia (UL), licenciou-se em Artes Plásticas (ESBAL), frequentou o Mestrado em História da Arte (UNL) e fez o Doutoramento em Dança (FMH). Integra a direção do INET-MD, coordenando o grupo de investigação sobre estudos da dança. É investigador responsável por projetos competitivos, e por programas de intercâmbio nomeadamente com a Universidade de Lille e com a Universidade Nice Sophia Antipolis, onde foi também professor convidado em 2012. Atualmente coordena o projeto Technologically Expanded Performance e tutela o repositório online Terpsicore.

Conferência apresentada no âmbito do X Ciclo de Conferências Internacionais intitulado "Destacam-se os sons da noite funda", organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo

Quarta-feira, 25 de março, 18h00. Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.