Conferência - Sons que somos | Mohammed Boubezari

Conferências

Sons que somos
Mohammed Boubezari

Ao estudar o ruído e conforto sonoro no meio habitado, um espaço material revelado pela luz, três modalidades sensitivas entram em jogo, quando no início era só uma que provocava incómodo, o som. Mas pensar o som como sinal físico entre corpos físicos visíveis não ajuda a compreender essa complexidade. A topologia sensível como novo paradigma resolve essas dificuldades de compreensão da interação do habitante e o seu meio habitado assim que deixamos de nos centrar na qualificação dos sons emitidos - agradáveis ou desagradáveis - e nos focalizamos nos sons enquanto reveladores de modos de ser. Nesta conferência falaremos dos sons que somos.

Mohammed Boubezari é arquiteto e urbanista e docente investigador na Universidade Lusófona de Lisboa desde 2019. Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Nantes, opção em Ambiências Arquitetónicas e Urbanas em 2001. Estudou a questão do conforto sonoro em ambientes habitados, cuja tese foi publicada. Depositou uma patente a partir da qual passou vários anos no Instituto Superior Técnico (2002-2012) a desenvolver um método descritivo e depois preditivo de representação da paisagem sonora. Investigador responsável de projeto eyeHear | Qualitative sound maps for visualization of the urban soundscapes, financiado pela FCT (2008-2012). Paralelamente, na Parque EXPO (2007-2017), coordenou o estudo do Plano de Argel (Plano Estratégico de Argel) até à sua aprovação e assessorou a sua implementação e lançamento do estudo da frente marítima de Argel. Também dirigiu o projeto de preparação das Operações de Reabilitação da Medina de Meknes, em Marrocos, para o B.E.I. (Banco Europeu de Investimento). Em França, colaborou em vários projetos de investigação, em particular sobre a sociabilidade mediada no início das práticas da Internet (1999-2001).

Conferência apresentada no âmbito do X Ciclo de Conferências Internacionais, intitulado "Destacam-se os sons da noite funda", organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo

Quarta-feira, 30 de setembro, 17h00.
Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao limite de 45 lugares disponíveis.