Dia Internacional dos Museus | Programação especial 18, 21 e 22 de maio

18/05/2022
- 22/05/2022
Dia Internacional dos Museus | Programação especial 18, 21 e 22 de maio

O Museu Coleção Berardo convida adultos e famílias a participar nas atividades que preparou para celebrar o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio e no fim de semana de 21 e 22 de maio.

Nos dias 18 e 21, a entrada será gratuita. Aproveite para visitar as exposições O Esplendor, de Gérard Fromanger, e Last Folio, de Yuri Dojc e Katya Krausova, que encerram já no fim do mês e a nova exposição antológica de Julião Sarmento, Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil.

A partir do tema «O poder dos museus», lançado pelo ICOM para a comemoração da efeméride em 2022, o Serviço Educativo do museu criou uma programação especial, de caráter pedagógico e lúdico, dirigida a todos os públicos.

No dia 18 de maio, às 16h30, o público adulto é convidado a participar na visita temática “Anos decisivos: Bauhaus 1922-1923", concebida e orientada por Sofia Nunes e na conferência “El artista como personaje de cómic”, por Domingo Hernández Sánchez, apresentada no âmbito do XII Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB , intitulado "Arte e Singularidade".

No fim de semana,  o público adulto é convidado a participar nas visitas à exposição O Esplendor de Gérard Fromanger, orientadas pelo curador Éric Corne, em francês, com tradução simultânea para português.

Famílias com crianças dos 2 aos 12 anos têm uma programação que inclui visitas-oficina – Uma família em movimento, para crianças dos 6 aos 12 anos (sábado às 15h00) e para crianças dos 3 aos 5 anos Receita para uma obra de arte (domingo às 11h00), propostas que irão proporcionar uma experiência única na visita ao museu.

No sábado, 21 de maio, às 11h00, é inaugurada a exposição do Projeto «Uma viagem pela arte», com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do projeto inserido no programa ENVOLVER, do Serviço Educativo do Museu.

Para todos os que visitem o museu sem marcação prévia, o Serviço Educativo terá nos dias 18, 21 e 22 de maio entre as 15h00 e as 18h00, a atividade de participação livre Que memórias cabem num livro?.

No domingo 22 de maio, às 11h00, assista à atuação da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional: tendo como mote a exposição Last Folio, a Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa promove a cultura tradicional, aqui na sua versão de dança tradicional portuguesa, como forma de perpetuar a memória e homenagear o passado no presente.

Boas visitas, feliz Dia Internacional dos Museus!