Férias de Verão - atividades para crianças dos 4 aos 13 anos | Museu Coleção Berardo

Férias de Verão - atividades para crianças dos 4 aos 13 anos | Museu Coleção Berardo
04/07/2022
- 02/09/2022
Horário: 
09:30 - 17:30
Faixa etária: 
4 - 13 anos
Mínimo: 
8 pax
Máximo: 
16 pax
Preço: 
Férias
150,00 €
Seguro
5,00 €
Férias de Verão - atividades para crianças dos 4 aos 13 anos | Museu Coleção Berardo
04/07/2022
- 02/09/2022
Horário: 
09:30 - 17:30
Faixa etária: 
4 - 13 anos
Mínimo: 
8 pax
Máximo: 
16 pax
Preço: 
Férias
150,00 €
Seguro
5,00 €
Corpo de texto: 

04 a 08 de julho

Do outro lado do espelho
4 - 6 anos
Espelho meu, espelho meu, há algum sorriso maior do que o meu? Quando vemos o nosso reflexo num espelho, conseguimos observar sempre coisas novas! Um dente de leite que caiu, o cabelo que está mais comprido, reparamos que estamos mais altos… Também há dias em nos sentimos mais assustadores e fazemos caretas, ou mais envergonhados e as nossas bochechas mudam de cor. Por vezes estamos tristes, e outras muito contentes! Com tantos sentimentos diferentes, as nossas expressões e o que o nos apetece fazer ao longo do dia, estão sempre a mudar. Somos todos diferentes e cada um vê-se como entende: calça-saia ou vestido de praia; lábios malagueta, bigode entrançado, cabelo arco íris e um olho riscado... Com tantas formas de representar, todos nos conseguimos transformar! 

Conceção e orientação: Francisca Valador e Lea Managil
 

O meu corpo vai até onde a minha imaginação me leva
7 - 13 anos
Que limites tem um corpo?  O corpo era um dos principais temas do trabalho de Julião Sarmento. Para este artista, uma obra de arte era o prolongamento do corpo, mas sobretudo do pensamento. Um corpo pode, assim, ser tema, meio e suporte de uma obra de arte, mas sobretudo uma forma de pensar e ver o Mundo. Da performance ao desenho, da pintura à escultura, os limites de um corpo são aqueles da imaginação de um artista.
Conceção e orientação: Jorge Catarino e Mariana Ramos

 

11 a 15 de julho


Luzes, papel, ação!
4 - 6 anos
Uma vez inventei uma história que começava pelo meio. Mais tarde pedi um pedacinho de outra história a um amigo, e logo consegui ter um fim. Juntos inventámos um princípio e de repente, criámos um conto mirabolante! Com pedacinhos da exposição do Miguel Telles da Gama, ideias daqui e acolá, vamos criar um filme de animação feito de luz e sombra, cheio de heróis e vilões, com paisagens vindas de sonhos ou das nossas memórias mais antigas!

Conceção e orientação: Lea Managil e Mariana Ramos

Pela tua cabeça…
7 - 13 anos
A partir da exposição “Dos pés à cabeça” vamos questionar para quem são feitas as exposições, que histórias e estórias podemos encontrar nelas, o que o público lhes acrescenta. Numa narrativa expositiva criada para os mais novos queremos colocar-vos no papel de curador. E se fossem vocês a organizar a exposição e criar uma nova lógica? Que obras escolheriam e como as relacionavam? Pela vossa cabeça desafiamos-vos a criar uma exposição sobre a exposição, o estímulo de quem observa e quem expõe para ser observado, abrindo espaço para uma grande conversa entre obras de arte e o seu público.
Conceção e orientação: Andreia César e Fabrícia Valente

 

18 a 22 de julho

Sem pés nem cabeça
4 - 6 anos

São clássicos ou barrocos, egípcios ou romanos, antigos ou modernos? Sabes o que é um cânone? E com quantas cabeças se mede um corpo?
Da representação mais realista às figuras mais invulgares, ao longo da História, os artistas encontraram diferentes formas de representar o corpo humano, de acordo com as diferentes épocas, estilos e modos de pensar.
Vem jogar com as formas do corpo humano, combinando cabeça, tronco e membros de diferentes maneiras, esticando ali e encurtando acolá. Já estão baralhados?
Conceção e orientação: Jorge Catarino e Patrícia Trindade

Vamos (re)interpretar a arte?
7-13 anos

A partir do trabalho de Julião Sarmento, propomos reinterpretar e imaginar algumas das mais importantes imagens do séc. XX. Com linhas, contornos, curvas e contracurvas, vamos transpor os ícones do passado para a realidade de hoje. O que é interpretar? E reinterpretar? Que referências existem num objeto artístico? Tendo por base a coleção de arte moderna e contemporânea do museu, vamos recortar e reinventar uma realidade feita à nossa medida. Em quem se podem transformar as figuras anónimas de Julião Sarmento? E como seria um Picasso feito à medida de Julião Sarmento? Estas são perguntas às quais também nós, podemos responder!
Conceção e orientação: João Mateus e Maribel Sobreira

 

25 a 29 de julho

Metade de mim é sonho…
4 - 6 anos

E se pudessem ser uma palavra, uma cor, um gesto ou um animal? Embarquem connosco num jogo surrealista onde não há limites entre a brincadeira, a realidade e a imaginação. A partir da exposição “Debaixo da pele” e das obras da Coleção Berardo, vamos criar laços entre a pintura, a fotografia e a colagem, em dinâmicas que te colocam em diferentes papéis e em peles que nunca imaginaste ter. E não precisamos contar a ninguém o que só vai na nossa cabeça, ou o que os artistas nos “disseram”, apenas terão de dar asas à imaginação. Vêm sonhar connosco?

Conceção e orientação: Fabrícia Valente e Jorge Catarino


Com pés e cabeça
7-13 anos


A exposição Dos pés à cabeça foi pensada especialmente para o público jovem. Ela convida-nos a descobrir diferentes formas de representação do corpo, partindo do desenho infantil, da pintura, da escultura, da fotografia, do vídeo e da instalação. É por este processo de descoberta que se abre um diálogo entre obras de arte, dando rédea solta à nossa perceção, imaginação e força criativa. Nesta oficina, vamos jogar com os temas e conceitos, descobrir processos, técnicas e materiais nesta relação com obras vindas do século XVI e do século XXI! Vamos conhecer algo da arte e o que por ela descobrimos de nós “dos pés à cabeça”, com pés e cabeça.

Conceção e orientação: Andreia César e Patrícia Trindade

01 a 05 agosto

Muda de forma - um rosto para cada dia
4 – 6 anos

Um ponto percorre o espaço no ar, desenhando linhas, umas são curvas outras são retas. Em certos momentos as linhas cruzam-se e no final o ponto descobre que desenhou uma cara. Mas é uma cara ou uma máscara? A partir de obras da Coleção Berardo vamos conhecer diferentes formas de representar o rosto e criar várias versões de nós mesmos. Das máscaras africanas às pinturas cubistas, das esculturas primitivas às obras informalistas, das figuras geométricas a corpos robotizados… quantas caras podemos nós fazer? Não será apenas uma fotocópia, será um sem fim de camadas de formas, cores e estórias.

Conceção e orientação: Fabrícia Valente e Mariana Ramos

A COLEÇÃO COM TODES
7-13 anos

Vestir e despir está ligado ao ato de ver. Já pensaste em como a arte nos ensina a ver e a entender a sociedade em que vivemos, que muitos dos nossos comportamentos corporais estão associados à representação que a arte fez e faz do corpo? Que molda o nosso olhar perante nós mesmos e o outro? Nestas férias propomos desconstruir o olhar a partir das obras da Coleção do museu, através de perguntas que colocaremos para que, possamos refletir em conjunto as histórias escondidas que o olhar não consegue ver.
NOTA: Utilizamos o “Todes” como inclusivo e não o “Todos” como padrão.

Conceção e orientação: Andreia Coutinho e Maribel Sobreira


08 a 12 agosto

Armaduras deambulantes
4-6 anos

Já vos aconteceu ver uma obra de arte que parece que vai ganhar vida? Algumas pinturas são tão realistas que os olhos parecem observar-nos! Existem esculturas com formas tão estranhas que diríamos virem de outro planeta! Ao longo do tempo, os artistas arranjaram diferentes formas de transformar e dar novos significados ao corpo humano. Por vezes, também nós sentimos vontade de mudar! Umas vezes desejamos crescer mais rápido e tornarmo-nos mais altos, outras vezes gostávamos que o nosso corpo fosse revestido por uma camada rígida que impedisse que nos magoássemos ao embater nas coisas. Ou ainda colocar uma máscara que nos transformasse numa criatura cheia de poderes. Entre as obras da exposição “Dos pés à cabeça” e da “coleção Berardo”, vamos encontrar artistas que nos irão inspirar a criar armaduras e máscaras como se viessem de um mundo de fantasia.

Conceção e orientação: Francisca Valador e Mariana Ramos

Fragmentos em dança de imagens
7 – 13 anos
Sentem e observem. Estiquem-se e equilibrem-se. Escondam-se e descubram-se. Abracem-se. A partir dos corpos fragmentados, anónimos ou cheios de estórias que a obra do artista Julião Sarmento apresenta, a ideia é criar uma dança de imagens, um novelo de perspetivas do corpo, uma narrativa que não tem de ter princípio nem fim. Entre o espaço, o corpo, a sensação e a representação cria diálogos contigo e com os outros. Sem artifícios, aceitem ser o par de vocês mesmos.

Conceção e orientação: Fabrícia Valente e João Mateus

 

16 a 20 de agosto

Que sairá desta cartola?
4 – 6 anos

Fora daquele retângulo preto, vemos duas orelhas de coelho? E debaixo daquela cortina azul, os sapatos do vizinho? Diferentes caixas de cor tapam figuras mistério que teremos de descobrir ao longo das obras de arte de Miguel Telles da Gama. Um vilão ou um cavaleiro reluzente? Os olhos do nosso amigo ou simplesmente alguém envergonhado? Pensando fora da caixa, criamos uma história rica em ação e personagens. Venham descobrir que outros truques temos na manga!

Conceção e orientação: Lea Managil e Mariana Ramos

PEQUENOS CU/ID/R/ADORES
7 -13 anos

Se fizermos uma associação entre as palavras, Curador e Curadoria, estas remetem para a palavra curar, cuidar. Já pensaste em que medida este cuidado está associado ao pensar numa exposição? Como se faz uma exposição? Que temas e artistas se escolhem e porquê? Como são as obras colocadas no espaço? Vem conhecer e falar sobre as obras, os seus segredos e pensar numa exposição para os teus colegas da escola ou de brincadeira. Nestas férias vem aprender como se pensa e se faz uma exposição para toda a gente - graúdos incluídos!

Conceção e orientação: Andreia Coutinho e Maribel Sobreira


22 a 26 de agosto

De palmo e meio
4 – 6 anos


Desde cedo que nos ensinam a não deixarmos coisas a meio. O pequeno-almoço, os trabalhos de casa, arrumar os brinquedos, fazer a cama, … Tudo tem de ter um princípio, um meio e um fim. Mas por vezes, quando interrompemos uma coisa a meio, surgem ideias novas ou um desfecho inesperado! Será que os artistas também falam de meios e metades? Meio ambiente, meia-tigela, meio limão, meia verdade, meia de leite, meio-dia, meia-noite, meias de lã? Meio confuso? Venham descobrir se os artistas da Coleção Berardo também deixaram pinturas a meio. Será que duas metades diferente podem juntar-se e criar algo novo? Vamos percorrer o museu e descobrir meio mundo!

Conceção e orientação: Francisca Valador e Teodora Boneva

A arte é um jogo!
7-13 anos

Pode uma obra de arte ser como um jogo de tabuleiro? O pintor português Miguel Telles da Gama mostra-nos que a arte pode ser um jogo — um jogo entre formas e técnicas, entre o pensamento e a imaginação.
Tendo como inspiração o caráter lúdico das obras deste artista, vamos explorar uma grande variedade de temas e processos, descobrir a sua importância na criação artística, juntando diferentes linguagens e modos de representação.
Do desenho à colagem, da pintura à assemblagem, desafiamos-vos a desvendar o lado lúdico da prática de um artista, e a descobrir o poder comunicativo das imagens. Vem jogar?

Conceção e orientação: Andreia César e Jorge Catarino


29 de agosto a 02 de setembro

De mão dada com a obra de arte
4 – 6 anos

A fazerem caretas para as obras de arte, a jogarem com a tua sombra de cabeça voltada para baixo, a brincares com o tamanho do vosso corpo e sua representação ou a revirares os olhos aos artistas, este atelier de verão quer-te colocar num jogo de expressões faciais, posturas corporais e movimentos que não costumas ter no museu. A partir da exposição “Dos pés à cabeça” convidamos-vos a colocarem no papel de obra de arte, brincando com o nosso corpo da cabeça aos pés. A artista Helena Almeida, representada nesta exposição dizia-nos que “o meu corpo é a minha obra e a minha obra é o meu corpo” … é este o ponto de partida.

Conceção e orientação: Fabrícia Valente e Teodora Boneva


A minha primeira retrospetiva
7 – 13 anos

Será que toda a obra de arte é autobiográfica?
Julião Sarmento é um artista que passava para tela todas as suas memórias. Da sua casa de infância, às músicas de que ouvia, aos livros que lia e os artistas que admirava, as suas obras formavam teias de referências para desvendar!
A partir da exposição de Julião Sarmento, vamos criar a vossa primeira retrospetiva artística, usando diferentes técnicas para explorar os gostos, memórias e afetos que formam o vosso universo pessoal! Contamos contigo?

Conceção e orientação: Andreia Coutinho e Jorge Catarino

 

Número máximo: 14 (4-6 anos) / 16 (7-13 anos)
Almoço incluido 

 

> Veja a programação completa aqui

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