Imagens Vivas da Terra em torno da pintura de imagem

XI Ciclo de Conferências ECATI/MCB - Imagens da Terra

Imagens Vivas da Terra em torno da pintura de  imagem
Orador: José Gomes Pinto

No século XIX ressurge com força a pintura de paisagem. Este regresso está marcado por uma visão da natureza que leva a procurar fazer da pintura um meio para dar a ver a totalidade dos fenómenos naturais, por si mesmos carentes de uma representação absoluta. Será sobre as estratégias levadas a cabo neste século que procuraremos dar conta do sentido que tem a pintura de paisagem como representação da natureza e da terra.

José Gomes Pinto é professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação. Integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. Doutorado em Filosofia e Agregado em Ciências da Comunicação, as suas áreas de interesse são a estética, a teoria da técnica e dos media, a filosofia da comunicação.

Conferência apresentada no âmbito do XI Ciclo de Conferências Internacionais, intitulado "Imagens da Terra", organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.
Quarta-feira, 24 de novembro às 17h00.
Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao limite de lugares disponíveis