Seminário uma constelação de objetos, espaços e pessoas
Quando em 1968, no contexto da documenta 4, em Kassel, Bazon Brock filósofo alemão, historiador de arte próximo de Joseph Beuys e Wolf Vostell, e aluno de Theodor W. Adorno, cria a Besucherschule (Visitors’ School), o conceito de mediação é, de certa forma, inaugurado. Estas chamadas «escolas da receção» (desenvolvidas até 1992) germinadas no seio de uma exposição têm como objetivo a implementação de um canal de comunicação entre a obra de arte e os seus públicos através do método «ensino de ação» (action teaching), em que o formato do seminário é adotado enquanto processo investigativo participado.
Na sequência da exposição-happening Uma constelação é um convite, ação devedora do projeto Constelações: uma coreografia de gestos mínimos, inaugurado no Museu Coleção Berardo em 2019, será realizado um Seminário a partir de um dispositivo-mesa, de um conjunto de objetos e de pessoas (convidados e participantes do público geral).
O Curatorial Studio for Research in Museums assume o espaço do museu, e o formato expositivo, enquanto lugar para a inclusão histórica, cultural, política e educativa, promovendo um conjunto de desarticulações conceptuais e uma série de exercícios de natureza investigativa e laboratorial. A curadoria que emprega o modelo constelar tem como foco a criação de zonas de contacto (áreas de jogo), a implementação de estruturas transdiscursivas de conexão, numa dinâmica espácio-temporal que se sabe efémera e que nessa perspetiva se determina — no fluxo constante das coisas. Este é o seu primeiro Seminário.
Curadoria: Ana Rito e Hugo Barata
Dia 18 de Junho_Seminário_aula aberta
Das 15h às 18h
Piso 0
Público Geral
Imagem:
Bazon Brock, Neue Besucherschule at the documenta 6
1977
Photograph, b/w
Photo: unknown photographer
© documenta Archiv
© Bazon Brock
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt