BES Photo 2012
O prémio BES Photo é uma iniciativa anual do Banco Espírito Santo que, em parceria com o Museu Coleção Berardo, visa premiar artistas que trabalham no campo da fotografia. Desde a sua primeira edição em 2004, afirmou-se como um dos mais prestigiantes prémios de arte contemporânea atribuídos em Portugal, a artistas portugueses ou residentes em Portugal, ganhando notoriedade pela qualidade dos trabalhos expostos e projetando-se por mérito dos artistas premiados nas edições anteriores – Helena Almeida, José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares, Edgar Martins, Filipa César e Manuela Marques.
Em 2011 o prémio alcançou um novo ímpeto, alargando-se aos restantes países lusófonos. Em 2012 deu-se continuidade a esse esforço de internacionalização. Para esta oitava edição do prémio foram nomeados por um júri de seleção, Duarte Amaral Netto (Lisboa), Mauro Pinto (Maputo), Rosângela Rennó (Rio de Janeiro) e o coletivo Cia de Foto (São Paulo). Os trabalhos destes artistas, todos eles inéditos, foram posteriormente avaliados por um júri de premiação constituído por Dirk Snauwaert (Bruxelas), Dominique Fontaine (Montreal) e Ulrich Loock (Berlim) e o vencedor do BES Photo 2012, anunciado no dia 17 de abril de 2012, foi Mauro Pinto.
A exposição viajou mais uma vez até ao Brasil, inaugurando no dia 16 de junho de 2012 na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt