BES Photo 2014
Cumprem-se com esta edição dez anos do prémio BES Photo. No curso desta iniciativa, em colaboração com o Centro Cultural de Belém e posteriormente com o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, foi possível dar a conhecer, numa primeira fase, o quanto de mais significativo se produziu em Portugal neste domínio, para, num momento seguinte, com o início da nova década, este processo se estender a outros países lusófonos, como o Brasil, Moçambique e Angola. Foi assim possível dar a conhecer as realidades das práticas fotográficas nestes países e promover a sua aproximação, tão importante para uma estratégia de afirmação comum compatível com o mundo contemporâneo. A colaboração com o Instituto Tomie Ohtake permitiu que este conhecimento se tornasse efetivo em São Paulo.
Um júri constituído por Bisi Silva, diretora do Centre for Contemporary Art, em Lagos, Jacopo Crivelli Visconti, curador independente de São Paulo, e João Fernandes, subdiretor do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, escolheu os artistas finalistas desta décima edição. Délio Jasse, de Luanda, trabalha entre esta cidade e Lisboa, e a sua pesquisa tem-se debruçado sobre as diferentes técnicas de impressão e a sua relação com a memória e o documento identitário. José Pedro Cortes, do Porto, estudou em Kent, tem exposto em diversas cidades europeias, e centrado a apresentação do seu trabalho em livros que constroem narrativas sobre as práticas vivenciais dos lugares. Letícia Ramos, de Santo Antônio da Patrulha, vive e trabalha em São Paulo. Tem concentrado a sua atenção nos dispositivos óticos, nas variações de escala da imagem e na transferência e tradutibilidade das tecnologias da imagem.
Estes três artistas realizaram projetos inéditos para este prémio BES Photo 2014 que são apresentados em Lisboa, no Museu Coleção Berardo, de 28 de maio a 7 de setembro, e posteriormente em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, de 23 de outubro de 2014, a 10 de janeiro de 2015. No dia 2 de julho, um júri de premiação, constituído por Elvira Dyangani Ose, curadora de arte internacional (patrocinada pelo Guaranty Trust Bank Plc) da Tate Modern de Londres, Luis Weinstein, fotógrafo e organizador do Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso e María Inés Rodríguez, diretora do CAPC, Musée d’Art Contemporain de Bordeaux, determinaram o vencedor desta edição: Letícia Ramos.
Pedro Lapa
Diretor Artístico
«O BES Photo é um dos mais importantes prémios de arte contemporânea em Portugal que visa promover artistas de países de língua oficial portuguesa. A décima edição da exposição apresenta trabalhos de Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos.»
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt