Caminhos Excêntricos

Caminhos Excêntricos
Exposição temporária
09/11/2007
- 20/01/2008
Piso: 
-1
Caminhos Excêntricos
Exposição temporária
09/11/2007
- 20/01/2008
Piso: 
-1
Corpo de texto: 

Com a exposição Caminhos Excêntricos. Jovens Artistas da Europa Central, a “Plataforma Cultural da Europa Central” procura encetar um discurso que abranja o tema geral posto pela pergunta: «Será que a arte reflete a era da globalização?»

[...] Os trabalhos dos 16 artistas aqui apresentados dirigem a nossa visão coletiva na direção do sistema no qual vivemos: somos todos parte de um sistema de produção global orientado para o mercado e para o capital – até os meros locais individuais em que vivemos fazem a diferença. O facto de a arte ser mais um objeto de controvérsia que um objeto económico não é novo, dado que a dinâmica do capital global e do mercado financeiro quase não permite quaisquer formas efetivas de protesto social ou político. É possível observar, no centro de estratégias artísticas, uma procura de novos padrões de pensamento e de normas sociais, uma busca orientada contra o enfastiamento da sociedade. Os temas estão centrados em questões como as identidades, as nacionalidades, o papel das mulheres na sociedade, a migração, as relações sociais e as constelações psicológicas. Os trabalhos funcionam independentemente; porém, e ao mesmo tempo, fazem referências subtis uns aos outros. Os ambientes, como modelos gerais de validade e expressividade artística, e transmissores de significado, servem para questionar os contextos da vida quotidiana atual e as suas várias formas de inscrição cultural. A localização comum da exposição permite comparações estimulantes, na medida em que se trata de uma mostra combinada das mais diversas obras de arte, empregando técnicas igualmente diversas que vão da pintura à performance, à fotografia, ao vídeo e à escultura. O uso de variadíssimos tipos de materiais, tais como os têxteis, serve para aumentar o espetro das formas de expressão tradicionais.

Sàrolta Schredl
[excerto do texto publicado na folha de sala da exposição]

 

A “Plataforma Cultural da Europa Central”, uma iniciativa conjunta destinada ao reforço da cooperação no campo da política cultural externa, foi estabelecida em 2001, em Viena, pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Polónia, República Checa, Eslovénia, Eslováquia e Hungria.

Texto secundário: 

Emese Benczúr
(Budapeste, Hungria, 1969)
Lászlo Csáki & Szabolcs Pálfi
(Budapeste, Hungria, 1977 e 1974)
Attila SzŰcs
(Miskolc, Hungria, 1969)

Eric Binder
(Hnúst‘-Likier, Eslováquia,1974)
Miloš Bod’a
(Bratislava, Eslováquia, 1953)

Oskar Dawicki
(Starograd Gdanski, Polónia, 1979)
Małgorzata Markiewicz
(Cracóvia, Polónia, 1979)
Janek Simon
(Cracóvia, Polónia, 1979)

Dušan Fišer
(Ptuj, Eslovénia, 1962)
Marko Ornik
(Maribor, Eslovénia, 1963)
Alenka Pirman
(Ljubljana, Eslovénia, 1962)

Julie Hayward
(Salzburgo, Áustria, 1968)
Judith Huemer
(Schärding, Áustria, 1969)
Clemens Stecher
(Viena, Áustria, 1968)

Jakub Nepraš
(Praga, República Checa, 1981)
Daniel Pitín
(Praga, República Checa, 1977)