Cristina Ataíde. Dar corpo ao vazio

Cristina Ataíde. Dar corpo ao vazio
Exposição permanente
Autor(es): 
Cristina Ataíde
Inauguração: 
25 Nov 2020 - 15h
25/11/2020
- 15/08/2021
Piso: 
0
Curadoria: 
Sérgio Fazenda Rodrigues
Cristina Ataíde. Dar corpo ao vazio
Exposição permanente
Autor(es): 
Cristina Ataíde
Inauguração: 
25 Nov 2020 - 15h
25/11/2020
- 15/08/2021
Piso: 
0
Curadoria: 
Sérgio Fazenda Rodrigues
Corpo de texto: 

 

Explorando caminhos que cruzam o desenho, a escultura, a instalação, a fotografia, o vídeo e a intervenção site-specific, Cristina Ataíde desenvolve o seu trabalho ininterruptamente há mais de três décadas. A sua produção revela uma sede de experimentação e um fascínio pela descoberta que, entre outros, se ancora no impulso da viagem, na procura por outros sistemas de pensamento e numa busca pela expressão da matéria. Deste modo, é frequente perceber que as obras surgem associadas à experiência de diferentes locais e momentos, assim como à vivência de uma espiritualidade partilhada com as entidades com que a artista se cruza.

A exposição Dar corpo ao vazio apresenta um conjunto de obras que abarcam vários períodos e meios de produção, encadeando-se entre si sem adotar um olhar cronológico ou retrospetivo. Dando-se a ver como uma teia de relações que cruza referências transversais à produção da artista, a exposição enuncia a ligação do indivíduo ao meio (num diálogo entre a geografia e a cultura), a conexão da viagem com o conhecimento (articulando a descoberta e a identidade) e a relação entre o espírito e a matéria (especulando sobre a graduação de vários estados de existência).

Entre a densidade e a diluição, cria-se um percurso que funciona por ecos e impulsos, onde a atenção evolui de um lugar alto e compacto para um sítio baixo e fluido; um percurso que só se ativa quando, por via das obras, despertamos para uma sincronia da perceção: onde a experiência é atenta, mas não se fixa, demora ou cristaliza.

Sérgio Fazenda Rodrigues, curador da exposição


VISITAS ORIENTADAS

Sábado, 28 de novembro, às 11h*

Sábado, 5 de dezembro, às 11h

Sábado, 23 de janeiro, às 11h (cancelado)

Sábado, 10 de abril, às 11h

Sábado, 24 de abril, às 11h

Sábado, 15 de maio, às 11h

Terça-feira, 18 de maio, às 16h*

Sábado,29 de maio, às 16h

Sábado, 19 de junho, às 15h

Sábado, 26 de junho, às 15h

* Visitas orientadas pela artista Cristina Ataíde

Mais informação e inscrições aqui.


VISITA ORIENTADA ONLINE

Assista à Visita Online, orientada pela artista Cristina Ataíde e pelo curador Sérgio Fazenda Rodrigues. Veja aqui


Atividade contínua

Monocromos de vermelho

Sábados e domingos das 15h00 às 18h00


Visita Segura

O Museu Coleção Berardo está certificado com o selo «Clean & Safe» do Turismo de Portugal e com o selo «Safe Travels» do World Travel & Tourism Council, cujos requisitos garantem ao visitante uma experiência em total segurança. Saiba mais aqui ou clicando nos selos.