Cristóbal Hara, Mabel Palacín. PHotoEspaña 2009

Cristóbal Hara, Mabel Palacín. PHotoEspaña 2009
Exposição temporária
Autor(es): 
Cristóbal Hara
Mabel Palacín
29/05/2009
- 26/07/2009
Piso: 
-1
Curadoria: 
Sérgio Mah
Cristóbal Hara, Mabel Palacín. PHotoEspaña 2009
Exposição temporária
Autor(es): 
Cristóbal Hara
Mabel Palacín
29/05/2009
- 26/07/2009
Piso: 
-1
Curadoria: 
Sérgio Mah
Corpo de texto: 

Há anos que Cristóbal Hara testemunha a vida quotidiana das aldeias espanholas. As suas primeiras fotografias foram tiradas com um objetivo claramente documental, mas desde que começou a trabalhar com cor, a sua obra evoluiu e o seu foco de interesse deixou de ser o tema, passando a ser a linguagem fotográfica.

Esta retrospetiva reúne cem fotografias que revelam a relação do autor com o tema do quotidiano ao longo de toda a sua carreira. A exposição inclui imagens de séries bem conhecidas, tais como Lances de aldea (1992), Vanitas (1998) e Contranatura (2006), bem como trabalhos recentes, criando um resumo visual da trajetória artística do fotógrafo madrileno.

 

Mabel Palacín considera as imagens como um agente para a construção da realidade e a câmara como instrumento de pesquisa que mantém uma relação especial com o real.

A artista apresenta duas obras que abordam a natureza dupla das imagens e a reconsideração da fotografia perante a sua nova condição no universo digital. O vídeo Hinterland deve o seu título à área contígua a uma cidade. Com este termo, a artista define o espaço de influência mútua entre a fotografia e a imagem em movimento. Este trabalho fotográfico explora a forma como as imagens funcionam, utilizando quatro sequências filmadas que são combinadas três vezes, criando assim 12 histórias possíveis. A exposição é completada pelo vídeo La distancia correcta (2002-2003).

 

Exposição organizada no âmbito do festival de fotografia PHotoEspaña. 

Texto secundário: 

Cristóbal Hara (Madrid, 1946) passou a infância entre as Filipinas, a Alemanha, os Estados Unidos e a Espanha. O seu trabalho foi apresentado pela primeira vez em 1974, na exposição itinerante Three Photographers, no Victoria & Albert Museum, Londres. Mais tarde, mostrou as suas fotografias na Sala Canal de Isabel II em Madrid, entre outras. O seu livro Vanitas (1999) recebeu o Prémio de melhor Livro de Fotografia do Ano atribuído pela PHotoEspaña em 1999.

Mabel Palacín (Barcelona, 1965) estudou história de arte, cinema, fotografia e vídeo na Universidade de Barcelona. Foi galardoada com o Prémio de Artes Plásticas Altadis (2003) e o Prémio Paris Photo (1997), entre outros. A sua obra foi apresentada no Centre d’Art Santa Mònica em Barcelona e nas galerias Helga de Alvear em Madrid e Tomás March em Valência.