Desenhos de Escritores
Para alguns escritores, a escrita ultrapassou grandemente as meras letras para melhor explorar o território da representação: estes escritores colaram, rabiscaram, desenharam, pintaram. Esta é a perspectiva desta exposição organizada pelo IMEC - Institut mémoires de l’édition contemporaine. Este ponto de vista atípico é enriquecido na apresentação em Lisboa pela presença de dois artistas portugueses que ilustraram de modo admirável este desejo de não respeitar a fronteira incerta entre o escrito e o desenhado, José de Almada Negreiros e Ana Hatherly. O que todas as obras presentes afirmam é precisamente a transversalidade entre a linguagem e as formas:
«Quisemos reunir obras singulares, em contra-corrente às tendências do mercado, dando testemunho de uma actividade artística muitas vezes experimental, dificilmente homologável. Trata-se de um espaço flutuante entre dois mundos, mal cartografado, situado em territórios autónomos, pouco frequentes, logo pouco estudados e mal vistos pelos especialistas da arte e da literatura. Talvez sobressaia deste modo, mesmo que apenas de modo subjacente, o caráter indispensável desta zona laboratório, que sempre existiu. É aí que se constrói, em plena liberdade, ou seja, sem os constrangimentos da profissionalização e da rentabilidade, um pensamento, ao mesmo tempo plástico e escrito, que raramente obedece aos critérios da estética dominante.»
Jean-Jacques Lebel
[excerto do texto «L’un dans l’autre», publicado no catálogo L’un pour l’autre, les écrivains dessinent, Brechet-Chastel / IMEC, Paris, 2008]
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt