Gérard Fromanger. O Esplendor

Gérard Fromanger. O Esplendor
Exposição temporária
Autor(es): 
Gérard Fromanger
Inauguração: 
16 Fev 2022 - 19h
17/02/2022
- 29/05/2022
Piso: 
0
Curadoria: 
Eric Corne
Gérard Fromanger. O Esplendor
Exposição temporária
Autor(es): 
Gérard Fromanger
Inauguração: 
16 Fev 2022 - 19h
17/02/2022
- 29/05/2022
Piso: 
0
Curadoria: 
Eric Corne
Corpo de texto: 

A exposição de Gérard Fromanger (1939–2021) no Museu Coleção Berardo, no âmbito da Temporada França-Portugal 2022, apresenta diversas séries que marcam a sua obra: vinte e seis ao todo, que serão aqui exibidas num conjunto de mais de sessenta quadros seminais.

Cada período, feito de dúvidas, ruturas, recomposições, técnicas diferentes, constitui um conjunto de uma grande coerência. No seu trabalho, as séries respondem a uma lógica interna, marcando cada uma das épocas com a sua biografia íntima, os seus encontros, a sua relação com a atualidade e, de modo mais amplo, com a história.

O «vermelho» de todas as cores e nuances irriga a pintura de Gérard Fromanger, ao ponto de Jacques Prévert imaginar, à semelhança do azul Klein, um vermelho Fromanger.

A obra de Gérard Fromanger é a de um grande explorador do mundo que o rodeia, em permanente sintonia com a estética flâneuse de Walter Benjamin, ou com as derivas de Guy Debord.
Historicamente, existe uma convergência entre a sua obra e a Pop Art, na preferência por cores não moduladas e audaciosas, mas aquela está em constante rebelião contra toda a forma categórica de convenção artística. As suas conversões a diversas práticas fizeram com que permanecesse constantemente aberto a novas ideias. A sua exploração do conjunto das temáticas tradicionais da pintura — o retrato, o nu, a paisagem, a mitologia, a pintura de temas históricos — inscreve-o na continuidade da história da pintura, mas a sua forma despojada de todo o simbolismo implica ao mesmo tempo uma rutura. A obra de Fromanger é caracterizada pela tensão entre o figurável, o representável (corpos, paisagens, cidades...), e aquilo que resiste: o irrepresentável, o incerto, com os seus segmentos de pintura abstrata.

Curadoria de Éric Corne.

Exposição patente até 29.05.2022.


Inauguração: Quarta-feira, 16 de fevereiro, das 19h00 às 22h00, com entrada livre.
Evento de abertura oficial da Temporada Cruzada Portugal-França 2022. Saiba mais aqui.


VISITAS GUIADAS

Datas:
26 de fevereiro; 26 de março; 02 de abril; 21 de maio
Horário: 16h00

19 de fevereiro às 17h30 - Visita orientada pelo curador Éric Corne, em francês, com tradução simultânea para português. [ ESGOTADA ]

Mais informação e inscrições aqui


CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO

O catálogo da exposição encontra-se disponível para compra na loja da Museu


Comprar Bilhete