Matéria Luminal
Matéria Luminal explora abordagens em torno da luz através de um percurso pelas práticas artísticas em Portugal, desde meados dos anos 1960 até à actualidade. Com a participação de trinta e oito artistas, a exposição reúne um conjunto muito diversificado de tipologias artísticas, mas também de tendências e atitudes criativas. Sendo um tema essencial e persistente a toda a história da arte e, correlativamente, a toda a história da imagem, a luz é indagada nos seus múltiplos sentidos, enquanto matéria e meio de expressão visual, como motivo estético, poético e metafórico, e como parte integrante de uma cultura crescentemente imbricada com sistemas tecnológicos.
A exposição inclui um número significativo de obras que recorrem a um largo espectro de materiais e dispositivos de iluminação. São peças que requerem a sua activação, são condutoras de energia, carecem de electricidade para se tornarem emissoras e irradiantes, no sentido em que a sua força plástica extravasa os limites da sua fisicalidade.
Ao incorporar diversas obras recentes e inéditas, Matéria Luminal põe em evidência como os artistas prosseguem motivados em exprimir e reconverter a multiplicidade de formas e imaginários que rondam os nossos diferentes modos de sentir e entender a luz. O sol e o fogo, o dia e a claridade, mas também a noite, a escuridão, o negro e a sombra, continuam a ser abundantemente representados e evocados como realidades concretas ou mediante as suas diversas declinações. Da religião à mitologia, da história de arte à cultura popular, da filosofia à literatura, são inestimáveis as indexações sociais e culturais que a luz transporta e anima.
Sérgio Mah, curador da exposição.
Por opção do autor, este texto rege-se pelo AO45.
Obras de Alexandre Estrela I Ana Jotta I Ângelo de Sousa I António Palolo I CABRITA I Diogo Evangelista I Eduardo Nery I Fernando Brito I Fernando Calhau I Francisco Tropa I Gilberto Reis I Helena Almeida I João Maria Gusmão I João Paulo Feliciano I Jorge Martins I Jorge Molder I Jorge Pinheiro I José Barrias I José Luís Neto I Júlia Ventura I Julião Sarmento I Leonor Antunes I Lourdes Castro I Luís Noronha da Costa I Luísa Correia Pereira I Manuel Rosa I Miguel Palma I Miguel Soares I Paulo Nozolino I Pedro Morais I Pedro Paiva I Renato Ferrão I René Bértholo I Rui Chafes I Rui Toscano I Sérgio Taborda I Silvestre Pestana I Vasco Lucena
VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO
Sábado, 18 de setembro, às 16h e às 17h30, orientada pelo curador Sérgio Mah
Sábado, 23 de outubro, às 16h
Sábado, 13 de novembro, às 16
Sábado, 27 de novembro, às 16h
Marcação prévia aqui | Entrada e participação gratuitas
Domingo, 5 de dezembro às 16h, orientada pelo curador Sérgio Mah
Marcação prévia aqui | Participação gratuita, mediante aquisição do bilhete de entrada no Museu
Palestras
Reflexões no âmbito da exposição "Matéria Luminal"
Domingo, 21 de novembro, às 17h00 – Pedro Lapa
Domingo, 28 de novembro, às 17h00 – Maria Filomena Molder
Domingo, 19 de dezembro, às 17h00 – João Mário Grilo
Participação gratuita, mediante aquisição do bilhete de entrada no Museu
Atividade contínua
Sábados e domingos, das 15h00 às 18h00
Participação gratuita
Apoio à exposição: Corticeira Amorim
A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes.
Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas.
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt