NOVO BANCO Photo 2015
O prémio NOVO BANCO Photo é anualmente um dos momentos mais relevantes em Portugal de consagração de um trabalho artístico. Desde a sua abertura aos países lusófonos, em 2011, que define uma importante rede de troca de conhecimentos e de experiências no âmbito destas comunidades, contribuindo para uma efetiva aproximação cultural.
A edição de 2015 contou com um prestigiado júri de seleção composto por Adriano Pedrosa, diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo; Bisi Silva, diretora do CCA – Centre for Contemporary Art de Lagos, na Nigéria, e Luís Silva, curador da Kunsthalle Lissabon, de Lisboa. Para esta exposição foram escolhidos Ângela Ferreira, de Lisboa; Ayrson Heráclito, de Salvador; e Edson Chagas, de Luanda. Quis o júri oportunamente não só premiar o magnífico percurso destes artistas, como encontrar pontos de contacto entre as suas obras e temáticas. Uma declarada relação com as culturas africanas ocidentais, através da sua memória ou da sua vivência do presente é manifesta nos trabalhos realizados especificamente para o efeito.
Um júri constituído por Dana Whabira (Londres, Harare), artista e curadora independente, Manthia Diawara (Bamako, Nova Iorque), historiador de arte e professor da New York City University, e Salah Hassan (Cartum, Nova Iorque), historiador de arte e professor na Cornell University, decidiu, em 22 de setembro, o vencedor da edição de 2015 do prémio NOVO BANCO Photo: Ângela Ferreira.
Pedro Lapa
Diretor Artístico
Museu Coleção Berardo
«Uma declarada relação com as culturas africanas ocidentais, através da sua memória ou da sua vivência do presente é manifesta nos trabalhos realizados especificamente para o efeito.» – Pedro Lapa
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt