O Novo Ofício
Organizada em duas partes, O Novo Ofício coloca em perspetiva uma série de trabalhos artísticos centrados primeiramente em música, transpostos para a realidade expositiva.
No seu primeiro bloco, que integra uma seleção de obras a partir do final do século XIX, O Novo Ofício apresenta trabalhos que perfazem uma história paralela à produção artística que foi sendo produzida em formatos aptos para o mercado das artes e do colecionismo. Provenientes de vários vocabulários compositivos, unificadas pela singularidade e pureza da sua visão e concretização, esta secção retrospetiva agrega peças com distintas tipologias de execução, desde a performance e a documentação, à instalação musical e a artefactos ativados ao longo do curso desta mostra.
Os artistas presentes no segundo bloco da exposição, composto por produções contemporâneas inéditas, são músicos. Partindo em absoluto dessa arte como o seu eixo criativo, e através do amplo entendimento não só do seu ofício original como das possibilidades de extensão e de realização objetual, cénica e poética afetas à matriz do seu trabalho, progridem para um outro tipo de obra artística, que contempla um encaixe na morfologia arquetípica do espaço expositivo atual. A acústica, a temporalidade, a mobilidade ou a escala, revigoram-se enquanto assuntos e matérias. E, acima de tudo, o objeto-música, calibrado para o universo museológico – o seu espaço e os seus intervenientes –, ganha uma nova vida.
Do ponto de vista do espectador, são propostas duas rotas possíveis. Uma constitui uma sequência narrativa através da maioria das peças e que irá funcionar com um horário circular. No caso de peças ativadas unicamente em performance deve ser consultado o programa disponível na entrada do museu e da exposição.
A segunda rota oferece um itinerário temporalmente livre ao visitante, com a possibilidade de uma experiência solitária na exposição, através da disponibilização de dispositivos áudio com os vários trabalhos que a ilustram em música, para além de auriculares de qualidade, podendo assim o visitante controlar de forma personalizada a duração e o volume do som na experiência de cada obra.
Pedro Gomes, Filho Único
Por ocasião da realização desta exposição foi criado um website para cumprir uma tripla função como catálogo, arquivo e agenda do evento.
Artistas:
Alvin Lucier
Black Dice
Charlemagne Palestine
Edgard Varèse
Erik Satie
Excepter
Fala Mariam
Gavin Bryars
Jandek
John Cage
Le Corbusier
Leon Theremin
Lou Reed
Luigi Russolo
Marcel Duchamp
Maurice Martenot
Olivier Messiaen
Sei Miguel
William Basinski
Yves Klein
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt