Orla Barry, Rui Chafes. Five Rings
O trabalho da artista irlandesa Orla Barry (1969) está enraizado na língua e na tensão entre o visual e o literário. Para ela, a arte é uma maneira de dar forma a uma imagem ou a uma visão da realidade. Escreve poemas em prosa, fragmentos de texto que consistem em reflexões filosóficas, pensamentos, acontecimentos, factos biográficos, elementos de uma narrativa ficcional e associações de som. É esta paixão pelas palavras e pelas sensações que representa a verdadeira proximidade com Rui Chafes (1966), artista que traduziu para português os Fragmentos de Novalis, que cita constantemente em escritos que acompanham toda a sua obra. Rui Chafes trabalha sobre o lugar da escultura. Nada é estabelecido na obra deste artista, excepto a perenidade dos materiais e a solidez das formas.
Five Rings apresenta-se como um percurso através de uma sequência de “palcos” que nos conduzem até um espaço de memória ficcional. A exposição tem lugar nas salas mais escuras do Museu Colecção Berardo. O intimismo e a total ausência de luz natural foram o que atraiu Orla Barry e Rui Chafes a estes espaços. Desta forma, evitam as grandes e luminosas salas de exposição, criando um espaço de intimidade e de natureza artificial.
Os artistas colaboraram em 2001, sendo esta a segunda vez que trabalham juntos. Poderia dizer-se que esta colaboração se desenvolveu ao longo dos últimos dez anos. Os artistas conseguiram assim produzir atmosferas que dão forma, se complementam e agem como paradoxos umas em relação às outras, numa única obra total. O visitante pode ouvir vozes que falam sobre memória perdida, memória sem imagens, memória retida por pedras negras. Num outro «palco» colorido é possível apreciar a voz ribombante do futuro ao recordar-se dos dias antes do fim. A arte não é um acontecimento natural: é a mais artificial das existências. Nesta exposição, uma nuvem artificial articula os seus mais íntimos segredos.
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt