Pedro Neves Marques. Os Jurupixuna
Esta exposição está apenas disponível online.
Pedro Neves Marques concebeu Os Jurupixuna especificamente para a raum: residências artísticas online, uma plataforma de apresentação de projetos digitais, durante o período em que o Museu Coleção Berardo assume a sua organização. Online a partir de 12 de novembro (e em destaque até 25 de novembro, data em que transita para o arquivo público).
Nas palavras de Pedro Lapa, diretor artístico do museu e curador desta residência de Pedro Neves Marques, «a particularidade do meio de apresentação e o facto de se tratar de uma residência e não de uma exposição possibilitaram o desenvolvimento de um trabalho centrado na relação entre escrita e imagem. Em Os Jurupixuna ambas se sobrepõem uma à outra, mas se aparentemente se relacionam, o processo de sobreposição da imagem sobre o texto suspende o curso deste, porquanto interfere não só espacialmente como também de forma temporal. Partindo de um conjunto de considerações sobre os processos de classificação e arquivo dos artefactos e ambientes de civilizações colonizadas, o texto ensaístico dá lugar à exemplificação que o transforma numa narrativa. O seu desenvolvimento estrutura uma ficção inicialmente verosímil, depois ambígua, mas não menos significativa que a componente ensaística, sobre diferentes processos de apropriação cultural e os jogos de poder implícitos que aí se recortam. Ficção e processo de conhecimento ou reflexão especulativa tornam-se assim componentes indiscerníveis, reclamando uma infinita contaminação das suas fronteiras à qual o trabalho de Pedro Neves Marques tem vindo a revelar uma particular atenção.»
A plataforma raum: residências artísticas online, com direção artística de Sandra Vieira Jürgens e produção da Associação Cultural Terceiro Direito, é uma iniciativa que durante o período de seis meses aloja treze residências de artistas e estruturas ligadas à arte, nomeadamente unidades de investigação universitária, projetos independentes e editoriais, museus e escolas de artes visuais. A plataforma está ativa desde 1 de outubro e cada uma das residências está online durante quinze dias, até abril de 2015.
«[...] Na casca de árvore, orelha a orelha, do pescoço à testa, cabeça a cabeça naqueles bicéfalos, queimam-se partículas de tecido no mapeamento — no silêncio robotizado do laboratório escuta-se o simples zumbido da diagramatização operado pela máquina, e o cálculo dos custos a ser pagos pela seguradora.»
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt