Saudade, China & Portugal - Arte Contemporânea

Saudade, China & Portugal - Arte Contemporânea
Exposição temporária
Inauguração: 
16 Nov 2018 - 19h
17/11/2018
- 10/02/2019
Piso: 
-1
Saudade, China & Portugal - Arte Contemporânea
Exposição temporária
Inauguração: 
16 Nov 2018 - 19h
17/11/2018
- 10/02/2019
Piso: 
-1
Corpo de texto: 

Aviso: A exposição "Saudade" foi prolongada até ao dia 10 de fevereiro de 2019

 

Saudade — Lugar Irrecuperável no Tempo

A exposição "Saudade", com curadoria de Yuko Hasegawa e apresentação no Museu Coleção Berardo, é uma coprodução com a Fundação Fosun que reúne 16 artistas da China e de Portugal. O denominador comum das obras é uma reflexão sobre os conceitos de diversidade, festividade e ambiguidade, bem como a íntima relação destes com o sentimento da saudade — título da exposição, que significa o sofrimento causado pela distância ou pela ausência de algo ou alguém.

Ao apresentar em conjunto obras dos acervos culturais dos dois países, esta exposição trará seguramente uma nova dinâmica à relação sino-portuguesa — permitindo compreender quem somos, onde estamos e aonde iremos.

 

Da Folha de Sala da exposição: 

"«Saudade», palavra portuguesa intraduzível, transmite o desejo de um momento passado que pode ser permanentemente inatingível. Em vários
sentidos, esta palavra fala da nossa situação atual — na qual, devido ao desespero esmagador causado pela incerteza do presente e do futuro,
o doce passado parece tão acolhedor.
No âmbito da globalização, que se consubstancia no comércio internacional e no intercâmbio cultural, estamos constantemente em busca de uma ligação com os outros e de algum grau de identificação com os ideais e as esperanças do passado e do futuro. No entanto, a situação ambígua e instável que vivemos torna particularmente complicado compreender por inteiro seja o que for. No pano de fundo do multiculturalismo, no qual a integração cultural ainda não está totalmente estabelecida, existem enormes desigualdades e diferenças geográficas, étnicas e sociais, bem como no acesso à informação; além disso, quanto mais a internet se aprofunda e expande, mais se evidencia uma síndrome de alienação e nostalgia — assim é na China, em Portugal e em qualquer outro lugar. Nestas circunstâncias, a saudade mostra-se um calmante eficaz. Refletindo sobre estas noções, selecionei 16  artistas de Portugal e da China, em cujas expressões se destacam duas características marcantes. Uma delas é o entrelaçamento de conceitos como diversidade, festividade, ambiguidade, muitas vezes incluídos num todo. A outra é a íntima relação das obras com a narrativa da saudade." 
- Yuko Hasegawa, curadora da exposição

Uma exposição da Fosun Foundation.

Artistas:
Vasco Araújo
Pedro Valdez Cardoso
José Pedro Croft
Leng Guangmin
Tao Hui
Luísa Jacinto
Liu Jianhua
Rui Moreira
Cheng Ran
André Sousa
Joana Vasconcelos
Guan Xiao
Sun Xun
Shi Yong
Xia Yu
Liang Yuanwei

Curadoria de Yuko Hasegawa, curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio

Exposição patente até 10 de fevereiro de 2019

Catálogo da Exposição
Disponível para download gratuito em museuberardo.pt/catalogo-saudade